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Território e apropriação no noroeste paulista: Educação e implantação do Museu Histórico e Arqueológico de Lins - SP.
dc.creator | Alfonso, Louise Prado | |
dc.creator | Hattori, Márcia Lika | |
dc.date.accessioned | 2020-10-26T20:25:21Z | |
dc.date.available | 2020-10-26T20:25:21Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.citation | ALFONSO, Louise Prado ; HATTORI, Márcia Lika. Território e apropriação no noroeste paulista: Educação e implantação do Museu Histórico e Arqueológico de Lins - SP. In: Cury, Marília Xavier, Vasconcellos, Camilo de Mello, Ortiz, Joana Montero, Coord.. Questões Indígenas e Museus: debates e Possibilidades. São Paulo: USP, 2012. ISBN: 978-85-63566-11-9. Disponível em: https://ufpel.academia.edu/LouiseAlfonsoPrado. Acesso em: 22 de out. de 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-63566-11-9 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6618 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre diferentes apropriações, no passado e no presente, efetuadas pela comunidade japonesa de Lins e região, identificadas a partir do trabalho colaborativo que vem sendo desenvolvido desde 2008, com diferentes grupos para a implantação do Museu Histórico e Arqueológico de Lins. Partimos da sociomuseologia, das arqueologias pósprocessuais, da antropologia, do turismo sustentável e da educação, com base em Paulo Freire, como referências teóricas e metodológicas para nortear as nossas ações. As potencialidades e possibilidades de participação local na constituição de museus, as relações entre pesquisadores, comunidades e poder público são debatidas e, o estudo de caso em si, mostra uma nova lógica de pesquisa que começa com o turismo como deflagrador e as ações de educação como base para todo o trabalho de consolidação do museu e das pesquisas arqueológicas. O grupo de interesse deste artigo, que tem participado desde o início do projeto, é a comunidade japonesa. As leituras deste grupo sobre o patrimônio arqueológico e a memória sobre a escavação empreendida pelo arqueólogo Kiju Sakai na década de 1930 e o processo de implantação do MHA de Lins, demonstraram outras formas de apropriação do patrimônio arqueológico onde o território articula diferentes narrativas e identidades entre indígenas e imigrantes japoneses e pesquisadores no passado e no presente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | USP | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Museu Histórico e Arqueológico de Lins | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio arqueológico | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Comunidade japonesa | pt_BR |
dc.title | Território e apropriação no noroeste paulista: Educação e implantação do Museu Histórico e Arqueológico de Lins - SP. | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |
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