Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGama, Isis Fófano
dc.contributor.authorBachettini, Andréa Lacerda
dc.contributor.authorScolari, Keli Cristina
dc.date.accessioned2020-11-20T23:19:31Z
dc.date.available2020-11-20T23:19:31Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationGAMA, Isis Fófano; BACHETTINI, Andrea Lacerda; SCOLARI, Keli Cristina. Plano para estudos preliminares à restauração da obra de Dakir Parreiras: fuga de Anita Garibaldi a cavalo, do Museu Histórico Farroupilha. In: BACHETINI, Andréa Lacerda; BOJANOSKI, Silvana de Fátima (org.). Anais da Semana dos Museus da UFPel: 2020. Pelotas: UFPel, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2674-6298
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6643
dc.description.abstractO presente trabalho visa apresentar os estudos preliminares para a restauração da obra do artista Dakir Parreiras, Fuga de Anita Garibaldi a cavalo. A trajetória da obra se inicia com a valorização e afirmação da história do Rio Grande do Sul através da encomenda ao artista Dakir Parreiras no início do século XX para ornamentar as paredes do Palácio Piratini, em Porto Alegre. Na década de 50, devido a sua temática, a obra foi transladada para o Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, onde permaneceu até 2011, quando novamente volta à capital dos gaúchos e fica aguardando restauração no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), que acabou não sendo concluída. Atualmente a pintura é uma das obras que juntamente com a pintura “Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha”, de Hélios Seelinger, faz parte do Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Esta comunicação, portanto, é uma ação de pesquisa do projeto de extensão, e também um recorte do projeto do trabalho de conclusão de curso que está iniciando no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPEL. Para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa e aplicada, partiu-se primeiramente para a revisão bibliográfica. A pesquisa propõe diferentes abordagens buscando contextualizar a obra levando em consideração aspectos subjetivos, valorizando a pintura enquanto obra de arte e buscando mecanismos de entendimento para a sua maior projeção na linha do tempo.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDakir Parreiraspt_BR
dc.subjectLaboratório aberto de bens culturaispt_BR
dc.subjectRestauraçãopt_BR
dc.titlePlano para estudos preliminares à restauração da obra de Dakir Parreiras: fuga de Anita Garibaldi a cavalo, do Museu Histórico Farroupilhapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples