dc.creator | Silva Júnior, Braz Araujo da | |
dc.date.accessioned | 2020-11-26T13:51:55Z | |
dc.date.available | 2020-11-26T13:51:55Z | |
dc.date.issued | 2020-04-28 | |
dc.identifier.citation | SILVA JUNIOR, Braz Araujo da. GGasCT: bringing formal methods to the computational thinking. 2020. 164 f. Master Thesis (Master in Computer Science) – Programa de Pós-Graduação em Computação, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6652 | |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma abordagem alternativa para o desenvolvimento do pensamento computacional. Diversas definições para termos relacionados ao pensamento computacional são cunhadas para desfazer os problemas terminológicos que a área confessamente possui, cada um destes termos são explorados e elucidados individualmente. A seleção destes termos se apoia em uma revisão sistemática da literatura que trás à tona os termos mais comumente utilizados na literatura sobre pensamento computacional. Uma linguagem formal e visual, a gramática de grafos, é introduzida, formalmente definida e apresentada como uma abordagem viável para desenvolver as habilidades do pensamento computacional descritas nesta dissertação. Relações entre o formalismo e as habilidades são discutidas, um jogo educacional e um motor de jogos são oferecidos como exemplos de gramática de grafos sendo usadas na educação, especialmente na educação básica. O desenvolvimento e aplicação destas ferramentas são guiados por teorias da educação e de jogos
educacionais, como a teoria do Fluxo e a Taxonomia de Bloom, e por metodologias como os métodos ENgAGED e MEEGA+. Como resultado, um framework completo e compreensivo para desenvolver e avaliar pensaomento computacional utilizando gramáticas de grafos é fundamentado teoricamente e é exemplificado na prática por relatos de experiência de usos do jogo educacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Computational thinking | pt_BR |
dc.subject | Graph grammar | pt_BR |
dc.subject | Formal methods | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Gramática de grafos | pt_BR |
dc.subject | Métodos formais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | GGasCT: bringing formal methods to the computational thinking | pt_BR |
dc.title.alternative | GGasCT: trazendo métodos formais para o pensamento computacional | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9665311647401513 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2502796658601825 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Foss, Luciana | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1097468139544018 | pt_BR |
dc.description.resumo | This work presents an alternative approach for developing computational thinking. Several definitions for computational thinking related terms are given in order to undo the terminological issues the area admittedly has, each of those terms are explored and clarified individually. The selection of the terms draws on a systematic literature review that sheds a light on the most commonly addressed terms in the computational thinking literature. A visual and formal language, the graph grammar, is introduced, formally defined and presented as a proper approach for fostering the computational thinking skills described in this thesis. Relations between the formalism and the skills are discussed, an educational game and a game engine are offered as examples of graph grammars being used in education, specially k-12. To guide the development and application of those tools, education and educational
games theories such as theory of Flow and Bloom’s Taxonomy, and methodologies such as the ENgAGED and MEEGA+ methods are used. As results a complete and comprehensive framework for developing and assessing computational thinking through graph grammars is theoretically grounded and has its practice exemplified by experience reports of uses of the educational game. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Tecnológico | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalheiro, Simone André da Costa | |