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dc.creatorSilva Júnior, Braz Araujo da
dc.date.accessioned2020-11-26T13:51:55Z
dc.date.available2020-11-26T13:51:55Z
dc.date.issued2020-04-28
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Braz Araujo da. GGasCT: bringing formal methods to the computational thinking. 2020. 164 f. Master Thesis (Master in Computer Science) – Programa de Pós-Graduação em Computação, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6652
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma abordagem alternativa para o desenvolvimento do pensamento computacional. Diversas definições para termos relacionados ao pensamento computacional são cunhadas para desfazer os problemas terminológicos que a área confessamente possui, cada um destes termos são explorados e elucidados individualmente. A seleção destes termos se apoia em uma revisão sistemática da literatura que trás à tona os termos mais comumente utilizados na literatura sobre pensamento computacional. Uma linguagem formal e visual, a gramática de grafos, é introduzida, formalmente definida e apresentada como uma abordagem viável para desenvolver as habilidades do pensamento computacional descritas nesta dissertação. Relações entre o formalismo e as habilidades são discutidas, um jogo educacional e um motor de jogos são oferecidos como exemplos de gramática de grafos sendo usadas na educação, especialmente na educação básica. O desenvolvimento e aplicação destas ferramentas são guiados por teorias da educação e de jogos educacionais, como a teoria do Fluxo e a Taxonomia de Bloom, e por metodologias como os métodos ENgAGED e MEEGA+. Como resultado, um framework completo e compreensivo para desenvolver e avaliar pensaomento computacional utilizando gramáticas de grafos é fundamentado teoricamente e é exemplificado na prática por relatos de experiência de usos do jogo educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.subjectGraph grammarpt_BR
dc.subjectFormal methodspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectGramática de grafospt_BR
dc.subjectMétodos formaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleGGasCT: bringing formal methods to the computational thinkingpt_BR
dc.title.alternativeGGasCT: trazendo métodos formais para o pensamento computacionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9665311647401513pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2502796658601825pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Foss, Luciana
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1097468139544018pt_BR
dc.description.resumoThis work presents an alternative approach for developing computational thinking. Several definitions for computational thinking related terms are given in order to undo the terminological issues the area admittedly has, each of those terms are explored and clarified individually. The selection of the terms draws on a systematic literature review that sheds a light on the most commonly addressed terms in the computational thinking literature. A visual and formal language, the graph grammar, is introduced, formally defined and presented as a proper approach for fostering the computational thinking skills described in this thesis. Relations between the formalism and the skills are discussed, an educational game and a game engine are offered as examples of graph grammars being used in education, specially k-12. To guide the development and application of those tools, education and educational games theories such as theory of Flow and Bloom’s Taxonomy, and methodologies such as the ENgAGED and MEEGA+ methods are used. As results a complete and comprehensive framework for developing and assessing computational thinking through graph grammars is theoretically grounded and has its practice exemplified by experience reports of uses of the educational game.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Tecnológicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalheiro, Simone André da Costa


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