dc.creator | Bordini, Adriana | |
dc.date.accessioned | 2020-11-26T13:53:10Z | |
dc.date.available | 2020-11-26T13:53:10Z | |
dc.date.issued | 2020-05-23 | |
dc.identifier.citation | BORDINI, Adriana. Uma Linguagem Visual e Metodologias para Resolução de Problemas Fundamentadas no Pensamento Computacional. Orientadora: Simone André da Costa Cavalheiro. 2020. 119 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6657 | |
dc.description.abstract | The languages that surround students outside of school, day to day life, through TV, videos, animations, games, applications and mobile devices, are often visual and multimedia languages, bringing texts, images, sounds, videos, emojis and animations. Besides, the technologies inserted in our daily life change the ways of thinking and solving problems. Consequently, these changes also modify the skills needed for 21st century education. Several authors agree that many of these skills can be developed through Computational Thinking (CT). Jeannette Wing described the CT as a problem
solving process, based on Computer Science, capable of promoting the skills of abstraction, decomposition, automation, analysis, among others, and that can be applied in any area of knowledge. Many works are being done in the area, and many propose to solve problems through programming. Although this method has been shown to be effective for the development of many of the CT’s skills, it requires that the solution of problems is, in general, given at a low level of abstraction. Often, the focus
ends up being more on syntactic description and on learning language commands than on strategies for solving problems. The goal of this work is to propose a visual specification language with a high level of abstraction and a set of methodologies that are based on the techniques proposed by the CT, such as refinement, decomposition, composition, abstraction and generalization, allowing these problem solving strategies can be applied at various levels of education and in different areas of knowledge. Finally, case studies were carried out to evaluate language and methodologies. In
one of the studies, a problem was presented to be solved with the proposed visual language and with natural language. The study showed that students who used visual language to solve the problem, arrived at a solution with a greater level of detail and accuracy. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de especificação | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Computational thinking | pt_BR |
dc.subject | Visual specification language | pt_BR |
dc.subject | Problem solving | pt_BR |
dc.title | Uma linguagem visual e metodologias para resolução de problemas fundamentadas no pensamento computacional | pt_BR |
dc.title.alternative | A visual language and methodologies for problem solving based on computational thinking | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0110259331805679 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2502796658601825 | pt_BR |
dc.description.resumo | As linguagens que cercam os estudantes fora da escola, no dia a dia, por meio da TV, dos vídeos, das animações, dos jogos, dos aplicativos e dos dispositivos móveis, são muitas vezes visuais e multimídias, trazendo textos, imagens, sons, vídeos, emojis e animações. Além disso, as tecnologias inseridas em nossa vida cotidiana mudam as formas de pensar e de resolver problemas. Consequentemente essas mudanças também alteram as habilidades necessárias para a educação do
século XXI. Diversos autores concordam que muitas dessas habilidades podem ser desenvolvidas por meio do Pensamento Computacional (PC). Jeannette Wing descreveu o PC como um processo de resolução de problemas, fundamentado na Ciência da Computação, capaz de promover as competências de abstração, decomposição, automação, análise, entre outras, e que podem ser aplicadas em qualquer área do conhecimento. Muitos trabalhos estão sendo feitos na área, e muitos propõem a resolução de problemas por meio da programação. Embora este método tenha se
mostrado eficaz para o desenvolvimento de muitas das competências do PC, ele exige que a solução dos problemas seja dada, em geral, em um nível baixo de abstração. Muitas vezes o foco acaba sendo dado mais na descrição sintática e na aprendizagem de comandos da linguagem do que nas estratégias para a resolução dos problemas. O objetivo deste trabalho é propor uma linguagem de especificação visual com um alto nível de abstração e um conjunto de metodologias que se fundamentam nas técnicas propostas pelo PC, como refinamento, decomposição, composição, abstração e generalização, permitindo que essas estratégias de resolução de problemas possam
ser aplicadas em vários níveis de ensino e em diversas áreas do conhecimento. Por fim, estudos de caso foram realizados para avaliar a linguagem e as metodologias. Em um dos estudos foi apresentado um problema para ser resolvido com a linguagem visual proposta e com a linguagem natural. O estudo mostrou que os alunos que utilizaram a linguagem visual para resolver o problema, chegaram a uma solução com um nível maior de detalhamento e exatidão. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Tecnológico | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalheiro, Simone André da Costa | |