Mostrar el registro sencillo del ítem
Ensino em ciências e educação para o patrimônio: uma fusão metodológica para o ensino de Química, a preservação patrimonial e a alfabetização científica.
dc.contributor.author | Puglieri, Thiago Sevilhano | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Diego Lemos | |
dc.contributor.author | Souza, Daniel Maurício Viana de | |
dc.contributor.author | Gastaud, Carla Rodrigues | |
dc.contributor.author | Yamasaki, Alzira | |
dc.contributor.author | Schneid, Patrícia dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2020-12-18T10:50:01Z | |
dc.date.available | 2020-12-18T10:50:01Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | PUGLIERI, Thiago Sevilhano... et al. Ensino em ciências e educação para o patrimônio: uma fusão metodológica para o ensino de Química, a preservação patrimonial e a alfabetização científica. CIÊNCIA E EDUCAÇÃO (UNESP), v. 25, p. 449-466, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200449&tlng=pt. Acesso em: 17 de dez. de 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-850X | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6679 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho - que tem foco na contextualização da química e no impacto que essa atividade pode ter na preservação patrimonial e na alfabetização científica - propôs-se, elaborou-se, aplicou-se e avaliou-se uma atividade que objetivou promover o ensino de química por meio do patrimônio cultural ao mesmo tempo em que suscitou a preservação patrimonial e a alfabetização científica na área da química aplicada a bens culturais. O trabalho, desenvolvido por equipe interdisciplinar, fundamentou-se na integração de metodologias de ensino em ciências e de educação para o patrimônio, contemplando o conceitual químico e as implicações sociais e culturais envolvidas no patrimônio. Como resultados, os alunos assimilaram conteúdos de química e demonstraram a apropriação da relação entre ciência e patrimônio. Passaram também a melhor reconhecer o valor e o significado de patrimônio cultural, identificando-se como agentes de preservação e demonstrando o reconhecimento de suas responsabilidades sociais, culturais e ambientais no processo de preservação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNESP | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Preservação cultural | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Ensino em ciências e educação para o patrimônio: uma fusão metodológica para o ensino de Química, a preservação patrimonial e a alfabetização científica. | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching of science and heritage education: a methodological fusion for Chemistry teaching, heritage preservation and scientific popularization. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Museologia, Conservação e Restauro: Artigos avaliados por pares [38]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Museologia e Conservação e Restauro.