Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilva, Priscilla Teixeira da
dc.contributor.authorHallal, Dalila Rosa
dc.contributor.authorMüller, Dalila
dc.contributor.authorLessa, Roberta Mattos
dc.contributor.authorResende, Leonardo Ferreira
dc.date.accessioned2020-12-30T00:47:57Z
dc.date.available2020-12-30T00:47:57Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationSILVA, Priscilla Teixeira da; HALLAL, Dalila Rosa; MÜLLER, Dalila; LESSA, Roberta Mattos; RESENDE, Leonardo Ferreira. Bingo dos Patrimônios: a experiência de um jogo lúdico-pedagógico junto a Escola da Inclusão da Universidade Federal de Pelotas. In: BACHETINI, Andréa Lacerda; LEAL, Noris Mara Pacheco Martins (org.). Anais da Semana dos Museus da UFPel: 2015, 2016, 2017. Pelotas: UFPel, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2674-6298
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6753
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar o jogo lúdico-pedagógico “Bingo dos Patrimônios”, desenvolvido pelo projeto de Extensão “Ludoteca do Turismo”, do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tal jogo foi elaborado para o trabalho com os alunos da Escola da Inclusão da UFPEL, na oficina temática “Pelotas” do Projeto de Extensão “Turismo, Educação e Cidadania”. Na oportunidade, foram atendidos dezessete alunos, nove homens e oito mulheres, com idades entre dezessete e cinquenta e três anos, apresentando diferentes deficiências: Deficiência Intelectual, Síndrome de Down, Deficiência Auditiva, Baixa Visão, Transtorno do Espectro Autista, Paralisia Cerebral e Deficiência Cognitivo Comportamental. Para a montagem da cartela do “Bingo dos Patrimônios” foram selecionadas vinte e duas imagens de patrimônios materiais e imateriais de Pelotas e do Rio Grande do Sul. A pesquisa para a escolha das imagens foi realizada com base nas memórias de passeios do grupo pela cidade. Para avaliar a atividade foram realizadas entrevistas com alunos, mães e organizadores da Escola da Inclusão. Com base nos depoimentos, pode-se concluir que o “Bingo dos Patrimônios” chamou a atenção dos alunos com o uso de imagens familiares ao cotidiano, projetadas em tamanho grande para que toda a turma pudesse participar.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLudoteca do Turismopt_BR
dc.subjectJogos ludo-pedagógicospt_BR
dc.subjectEscola de inclusãopt_BR
dc.titleBingo dos Patrimônios: a experiência de um jogo lúdico-pedagógico junto a Escola da Inclusão da Universidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem