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Bingo dos Patrimônios: a experiência de um jogo lúdico-pedagógico junto a Escola da Inclusão da Universidade Federal de Pelotas
dc.contributor.author | Silva, Priscilla Teixeira da | |
dc.contributor.author | Hallal, Dalila Rosa | |
dc.contributor.author | Müller, Dalila | |
dc.contributor.author | Lessa, Roberta Mattos | |
dc.contributor.author | Resende, Leonardo Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2020-12-30T00:47:57Z | |
dc.date.available | 2020-12-30T00:47:57Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Priscilla Teixeira da; HALLAL, Dalila Rosa; MÜLLER, Dalila; LESSA, Roberta Mattos; RESENDE, Leonardo Ferreira. Bingo dos Patrimônios: a experiência de um jogo lúdico-pedagógico junto a Escola da Inclusão da Universidade Federal de Pelotas. In: BACHETINI, Andréa Lacerda; LEAL, Noris Mara Pacheco Martins (org.). Anais da Semana dos Museus da UFPel: 2015, 2016, 2017. Pelotas: UFPel, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2674-6298 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6753 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo lúdico-pedagógico “Bingo dos Patrimônios”, desenvolvido pelo projeto de Extensão “Ludoteca do Turismo”, do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tal jogo foi elaborado para o trabalho com os alunos da Escola da Inclusão da UFPEL, na oficina temática “Pelotas” do Projeto de Extensão “Turismo, Educação e Cidadania”. Na oportunidade, foram atendidos dezessete alunos, nove homens e oito mulheres, com idades entre dezessete e cinquenta e três anos, apresentando diferentes deficiências: Deficiência Intelectual, Síndrome de Down, Deficiência Auditiva, Baixa Visão, Transtorno do Espectro Autista, Paralisia Cerebral e Deficiência Cognitivo Comportamental. Para a montagem da cartela do “Bingo dos Patrimônios” foram selecionadas vinte e duas imagens de patrimônios materiais e imateriais de Pelotas e do Rio Grande do Sul. A pesquisa para a escolha das imagens foi realizada com base nas memórias de passeios do grupo pela cidade. Para avaliar a atividade foram realizadas entrevistas com alunos, mães e organizadores da Escola da Inclusão. Com base nos depoimentos, pode-se concluir que o “Bingo dos Patrimônios” chamou a atenção dos alunos com o uso de imagens familiares ao cotidiano, projetadas em tamanho grande para que toda a turma pudesse participar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Ludoteca do Turismo | pt_BR |
dc.subject | Jogos ludo-pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Escola de inclusão | pt_BR |
dc.title | Bingo dos Patrimônios: a experiência de um jogo lúdico-pedagógico junto a Escola da Inclusão da Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |