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Processos e reflexos da Educação Patrimonial sob metodologia continuada e progressiva: um caso com alunos da rede pública de ensino de Bagé-RS
dc.contributor.author | Bischoff, Pétrya | |
dc.date.accessioned | 2020-12-30T21:54:01Z | |
dc.date.available | 2020-12-30T21:54:01Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | BISCHOFF, Pétrya. Processos e reflexos da educação patrimonial sob metodologia continuada e progressiva: um caso com alunos da rede pública de ensino de Bagé-RS. In: BACHETINI, Andréa Lacerda; BOJANOVSKI, Silvana de Fátima (org.). Anais da Semana dos Museus da UFPel: 2020. Pelotas: UFPel, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2674-6298 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6814 | |
dc.description.abstract | O objetivo geral do presente trabalho é analisar os possíveis reflexos da mediação cultural na construção dos saberes sobre Patrimônio e os objetivos específicos são suscitar a importância do mediador instruído em espaços culturais para a compreensão e aquisição do Patrimônio Cultural, e observar os possíveis reflexos da mediação cultural em escolares do Ensino Médio da rede pública do município de Bagé. A presente pesquisa, realizada no Da Maya Espaço Cultural (Bagé-RS), no ano de 2015, com um questionário aberto para os professores foi desenvolvida com o método dialético, sendo descritiva e explicativa, com a abordagem do problema qualitativa e os procedimentos técnicos levantamento e estudo de caso. Os resultados apontam que os professores buscam alternativas fora do ambiente escolar para consolidar as aprendizagens de sala de aula e creem nas propostas de ensino desenvolvidas pelos mediadores nas ações educativas desses espaços culturais, considerando o seu trabalho como um complemento na construção do saber dos sujeitos. É possível concluir que os alunos que estiveram no Espaço em, pelo menos, três ocasiões apresentam significativa melhora na postura para o lugar, posicionamento crítico quanto aos trabalhos apreciados e consciência da relevância desse patrimônio para a comunidade e para sua própria construção social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.title | Processos e reflexos da Educação Patrimonial sob metodologia continuada e progressiva: um caso com alunos da rede pública de ensino de Bagé-RS | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |