dc.creator | Pereira, Lisiane Beltrão | |
dc.date.accessioned | 2021-01-26T23:47:54Z | |
dc.date.available | 2021-01-26 | |
dc.date.available | 2021-01-26T23:47:54Z | |
dc.date.issued | 2020-04-29 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Lisiane Beltrão. Práticas de resistência e atuação política do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul - CPERS no período final da ditadura civil - militar (1979 a 1984). 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6914 | |
dc.description.abstract | The present work aimed to analyze the political trajectory and action of the Teachers’ Union of the State of Rio Grande do Sul – CPERS, trying to identify the resistance practice of primary and secondary education teachers associated to the union during the dictatorial regime after the 1964 Coup, focusing on the so-called opening years between 1979 and 1984. The main sources analyzed were: the journal Magister and the newsletters produced by the union as well as the minutes of the union meetings. The meaning of resistance that supports the present research is that there are several forms to have the resistance manifested according to the context experienced. Thus, the purpose was to deepen the study aiming at understanding how the resistance of state teachers occurred during the final period of civil-military dictatorship in Brazil. It was possible to identify that this occurred through several practices, such as the strike of 1979, and the shutdowns of 1980 and 1982; the union assemblies with a relevant number of teachers, many carried out at the auditorium of the state Legislative Council; the increase in the number of union members; the expansion of the union through creating centers in the interior of the state; the publication in the journal Magister and in the newsletters; the mobilization campaign and the union of the class. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | CPERS | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Ditadura civil-militar | pt_BR |
dc.subject | Mobilização de professores | pt_BR |
dc.subject | Resistance | pt_BR |
dc.subject | Dictatorship | pt_BR |
dc.subject | Mobilization of teachers | pt_BR |
dc.title | Práticas de resistência e atuação política do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul - CPERS no período final da ditadura civil–militar (1979 a 1984). | pt_BR |
dc.title.alternative | Resistance practices and political action of the Teachers' Center of the State of Rio Grande do Sul - CPERS in the final period of the civil-military dictatorship (1979 to 1984). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3242438350665825 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6912448656987357 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Gasparotto, Alessandra | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1989448073415959 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar a trajetória e a atuação política do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – CPERS, procurando identificar as práticas de resistência dos professores do ensino primário e secundário associados à entidade durante o fim do regime ditatorial após o Golpe de 1964, tendo foco no período dito de abertura, entre os anos de 1979 e 1984. As principais fontes analisadas foram: o jornal Magister e os Boletins produzidos pela entidade, bem como as atas das assembleias da entidade. O significado de resistência que embasa a presente pesquisa é o de que existem diversas formas desta ser manifestada de acordo com o contexto vivido. Neste sentido, buscou-se aprofundar o estudo visando compreender de que forma se deu a resistência dos professores estaduais durante o período final da ditadura civil - militar no Brasil. Foi possível identificar que ocorreu por meio de diversas práticas, como a greve de 1979 e as paralisações de 1980 e 1982; as assembleias da categoria com grande número de professores, muitas delas realizadas no auditório da Assembleia Legislativa do estado; o aumento no número de associados na entidade; a expansão da entidade por meio da criação de núcleos no interior do estado; as publicações contidas no Jornal Magister e no Boletim; a campanha de mobilização e a criação de uma comissão de mobilização, e da união da categoria. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Manke, Lisiane Sias | |