Mostrar el registro sencillo del ítem
Um debate ainda necessário: um estudo de caso sobre a formação e prática docente de uma escola da Rede Estadual de Pelotas na discussão sobre gênero e sexualidade.
dc.creator | Cavalheiro, Leticia Campagnolo | |
dc.date.accessioned | 2021-01-26T23:51:23Z | |
dc.date.available | 2021-01-26 | |
dc.date.available | 2021-01-26T23:51:23Z | |
dc.date.issued | 2020-04-29 | |
dc.identifier.citation | CAVALHEIRO, Letícia Campagnolo. Um debate ainda necessário: um estudo de caso sobre a formação e prática docente de uma escola da Rede Estadual de Pelotas na discussão sobre gênero e sexualidade. 2020. 82 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6920 | |
dc.description.abstract | This dissertation discusses a fundamental theme for respect diversity at school; we sought in educational policies, referring to the theme, from the 1990s to the present day, to understand how these discussions were agendas to work on the theme within the school, and how, these policies suffered attacks and later were removed from within the school, strengthening hate speech and legitimizing gender violence. For us, these experiences interfere in such a way as not to contribute to the teaching process and reinforce the markers of inequality within of the school. We teachers have an important role within this scenario, to be mediators and assist in the process and in the construction of new meanings promoting spaces for dialogue, debate and an environment of respect and acceptance to the different manifestations that happen within the school. From the analysis of the questionnaires of six teachers of a school in the state of Pelotas, we propose the diagnosis of a real analysis pointing out relevant considerations about what has been worked on or not when it comes to Gender and Sexuality at school. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Training | pt_BR |
dc.title | Um debate ainda necessário: um estudo de caso sobre a formação e prática docente de uma escola da Rede Estadual de Pelotas na discussão sobre gênero e sexualidade. | pt_BR |
dc.title.alternative | A debate still necessary: a case study on the training and teaching practice of a school in the State Network of Pelotas in the discussion on gender and sexuality. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7338810877721217 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1927341823687401 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação discute um tema fundamental para o respeito às diversidades na escola; buscamos nas políticas educacionais, referente ao tema, dos anos 90 até a atualidade, compreender como essas discussões foram pautas para trabalhar a temática dentro da escola, e como, estas políticas sofreram ataques e posteriormente foram retiradas de dentro da escola, fortalecendo discursos de ódio e legitimando a violência de gênero. Para nós essas experiências interferem de maneira a não contribuir com o processo de ensino aprendizagem e reforça os marcadores de desigualdade dentro da escola. Nós, os professores temos um papel importante dentro deste cenário, o de sermos mediadores e auxiliarmos no processo e na construção de novos significados promovendo espaços de diálogo, debate e um ambiente de respeito e acolhida às diferentes manifestações que acontecem dentro da escola. A partir da análise dos questionários de seis professores de uma escola da rede estadual de Pelotas, propomos o diagnóstico de um recorte da realidade apontando considerações relevantes sobre o que tem sido, ou não, trabalhado quando o assunto é Gênero e Sexualidade na escola. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Carolina Kesser Barcellos |