dc.creator | Castro, Luís Giovani Adamoli | |
dc.date.accessioned | 2021-01-27T22:06:45Z | |
dc.date.available | 2021-01-26 | |
dc.date.available | 2021-01-27T22:06:45Z | |
dc.date.issued | 2020-04-23 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Luís Giovani Adamoli. Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (séc. II-III d.C.). 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6921 | |
dc.description.abstract | This research focuses a dance modality existing in ancient Greece, the dance in weapons, and within that genre, in particular the so-called Pyrrhic Dance (Pyrrhiche), object of Athenaeus’ of Naucratis attention in his workThe Learned Banqueters (Deipnosophistai), particularly in XIV.629-631. The analysis of this dance contributes to think about several aspects, including the relationship between culture, education and war, since one of its original purposes would be the preparation for the future warrior challenges. There are important literary and iconographic testimonies about Pyrrhic Dance, from Classical period, such as Thucydides and Attic vessels, up to the Greco-Roman imperial period, such as Lucian’s of Samosata On Dance. Our option to analyze the passages of Athenaeus referring to the Pyrrhic is due to the fact that it is a very relevant author for the study of Greek cultural manifestations and still without translation into Portuguese – his work awaits even more attention from national scholars. His characterization of dances in arms establishes a strong connection with Classical period, by consulting works available in his time that have not been preserved. Through the analysis of his text referring to the dance in weapons, we can highlight various issues, such as the origins attributed to the dance, the sources available and accessed by Athenaeus at the time of the so-called Second Sophistic, the diversity of dances belonging to the genre of dance in weapons, as well as the changes in its practice that have occurred over time. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Dança pírrica | pt_BR |
dc.subject | Antiguidade | pt_BR |
dc.subject | Ateneu de Náucratis | pt_BR |
dc.subject | Pyrrhic dance | pt_BR |
dc.subject | Antiquity | pt_BR |
dc.subject | Athenaeus of Naucratis | pt_BR |
dc.title | Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.). | pt_BR |
dc.title.alternative | Pyric: the dance in arms in Athenaeum of Naucratis (20th century) II-III d.C.). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8914413128263316 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5901727444406445 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa enfoca uma modalidade de dança existente na Grécia antiga, a dança em armas, e dentro desse gênero, em específico a chamada Pírrica (Pyrrhiche), à qual Ateneu de Náucratis (fl. c. 200 d.C.), autor da obra Banquete dos Sábios (Deipnosophistai), dedica especial atenção, especialmente em XIV.629-631. A análise desta dança contribui para se pensar vários aspectos, inclusive a relação entre a cultura, a educação e a guerra, posto que uma de suas finalidades originárias seria a preparação aos desafios do futuro guerreiro. Há testemunhos literários e iconográficos importantes sobre a Pírrica, testemunhos desde o período clássico, tais como Tucídides e os vasos áticos, até o período imperial greco-romano, como a obra Sobre a Dança, de Luciano de Samósata (c. 120 - c. 180 d.C.). Nossa opção por analisar as passagens de Ateneu referentes à Pírrica deve-se a ser um autor muito relevante para o estudo de manifestações culturais gregas e ainda sem tradução para o português – sua obra aguarda ainda mais atenção dos estudiosos nacionais. Sua caracterização das danças em armas estabelece forte conexão com o período clássico, por consultar obras disponíveis em seu tempo, muitas delas não mais preservadas. Por meio da análise de seu texto referente à dança em armas, poderemos evidenciar questões variadas, como as origens atribuídas à dança, as fontes disponíveis e acessadas por Ateneu à época da dita Segunda Sofística, a diversidade de danças pertencentes ao gênero da dança em armas, assim como as transformações de sua prática ocorridas ao longo do tempo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cerqueira, Fábio Vergara | |