Mostrar registro simples

dc.creatorCastro, Luís Giovani Adamoli
dc.date.accessioned2021-01-27T22:06:45Z
dc.date.available2021-01-26
dc.date.available2021-01-27T22:06:45Z
dc.date.issued2020-04-23
dc.identifier.citationCASTRO, Luís Giovani Adamoli. Pírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (séc. II-III d.C.). 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6921
dc.description.abstractThis research focuses a dance modality existing in ancient Greece, the dance in weapons, and within that genre, in particular the so-called Pyrrhic Dance (Pyrrhiche), object of Athenaeus’ of Naucratis attention in his workThe Learned Banqueters (Deipnosophistai), particularly in XIV.629-631. The analysis of this dance contributes to think about several aspects, including the relationship between culture, education and war, since one of its original purposes would be the preparation for the future warrior challenges. There are important literary and iconographic testimonies about Pyrrhic Dance, from Classical period, such as Thucydides and Attic vessels, up to the Greco-Roman imperial period, such as Lucian’s of Samosata On Dance. Our option to analyze the passages of Athenaeus referring to the Pyrrhic is due to the fact that it is a very relevant author for the study of Greek cultural manifestations and still without translation into Portuguese – his work awaits even more attention from national scholars. His characterization of dances in arms establishes a strong connection with Classical period, by consulting works available in his time that have not been preserved. Through the analysis of his text referring to the dance in weapons, we can highlight various issues, such as the origins attributed to the dance, the sources available and accessed by Athenaeus at the time of the so-called Second Sophistic, the diversity of dances belonging to the genre of dance in weapons, as well as the changes in its practice that have occurred over time.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDança pírricapt_BR
dc.subjectAntiguidadept_BR
dc.subjectAteneu de Náucratispt_BR
dc.subjectPyrrhic dancept_BR
dc.subjectAntiquitypt_BR
dc.subjectAthenaeus of Naucratispt_BR
dc.titlePírrica: a dança em armas em Ateneu de Náucratis (Séc. II-III d.C.).pt_BR
dc.title.alternativePyric: the dance in arms in Athenaeum of Naucratis (20th century) II-III d.C.).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8914413128263316pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5901727444406445pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa enfoca uma modalidade de dança existente na Grécia antiga, a dança em armas, e dentro desse gênero, em específico a chamada Pírrica (Pyrrhiche), à qual Ateneu de Náucratis (fl. c. 200 d.C.), autor da obra Banquete dos Sábios (Deipnosophistai), dedica especial atenção, especialmente em XIV.629-631. A análise desta dança contribui para se pensar vários aspectos, inclusive a relação entre a cultura, a educação e a guerra, posto que uma de suas finalidades originárias seria a preparação aos desafios do futuro guerreiro. Há testemunhos literários e iconográficos importantes sobre a Pírrica, testemunhos desde o período clássico, tais como Tucídides e os vasos áticos, até o período imperial greco-romano, como a obra Sobre a Dança, de Luciano de Samósata (c. 120 - c. 180 d.C.). Nossa opção por analisar as passagens de Ateneu referentes à Pírrica deve-se a ser um autor muito relevante para o estudo de manifestações culturais gregas e ainda sem tradução para o português – sua obra aguarda ainda mais atenção dos estudiosos nacionais. Sua caracterização das danças em armas estabelece forte conexão com o período clássico, por consultar obras disponíveis em seu tempo, muitas delas não mais preservadas. Por meio da análise de seu texto referente à dança em armas, poderemos evidenciar questões variadas, como as origens atribuídas à dança, as fontes disponíveis e acessadas por Ateneu à época da dita Segunda Sofística, a diversidade de danças pertencentes ao gênero da dança em armas, assim como as transformações de sua prática ocorridas ao longo do tempo.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Cerqueira, Fábio Vergara


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples