Mostrar el registro sencillo del ítem
As escolas e o ressurgir da filosofia no Renascimento Carolíngio.
dc.creator | Vasconcellos, Manoel Luís Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2021-02-05T23:11:18Z | |
dc.date.available | 2021-02-05T23:11:18Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | VASCONCELLOS, Manoel Luís Cardoso. As escolas e o ressurgir da Filosofia no Renascimento Carolíngio. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 10, p. 249-263, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8651092. Acesso em: 4 de fev. de 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6990 | |
dc.description.abstract | Com o fim do Império Romano, a estrutura educacional foi abalada. A religião cristãfoi capaz de preservar a tradição da antiguidade. Pouco a pouco uma nova civilização vai surgindo, erguendo-se a partir de três bases: a cultura romana subsistente, o impacto dos bárbaros e a religião cristã. No reino dos francos, Carlos Magno faz renascer a cultura, através de sua aliança com a Igreja. Surgem novas escolas ehá uma retomada das artes liberais; a dialética, particularmente, será a base para a retomada dos debates filosóficos, mesmo inseridos em polêmicas teológicas, tais como a discussão em torno da predestinação divina que colocou em lados opostos Godescalco e Scoto Eriúgena. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNICAMP | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Dialética | pt_BR |
dc.subject | Predestinação | pt_BR |
dc.subject | Renascimento | pt_BR |
dc.subject | Dialectics | pt_BR |
dc.subject | Predestination | pt_BR |
dc.subject | Renaissance | pt_BR |
dc.title | As escolas e o ressurgir da filosofia no Renascimento Carolíngio. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.20396/rfe.v10i2.8651092 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Filosofia: Artigos avaliados por pares [55]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Filosofia.