Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorKrupp, Joana Luisa
dc.creatorBarros, Roberta Coelho
dc.date.accessioned2021-02-11T15:19:26Z
dc.date.available2021-02-11T15:19:26Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationKRUPP, J. L. ; BARROS, R.C. . Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. In: Amanda Basilio Santos; Elisabete da Costa Leal; Juliana Porto Machado; Ronaldo Bernardino Colvero. (Org.). Fontes, Métodos e Abordagens nas Ciências Humanas [livro eletrônico]: paradigmas e perspectivas contemporâneas. 1.ed. Pelotas: BasiBooks, 2019, v. 1, p. 1229-1238.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7020
dc.description.abstractEsta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas objetiva compreender a representação feminina nos cartazes da Alemanha no período que abrange a ascensão e o declínio do partido nazista, de 1920 a 1945. A partir da problematização de conceitos como ideologia e cultura visual, utiliza-se o cartaz como exemplo de peça gráfica projetada para servir a agendas políticas, como dispositivo para difundir ideologias. De acordo com o viés modernista de Abraham Moles (1974), o cartaz caracteriza uma comunicação que possui duas partes inerentes, quais sejam, a mensagem semântica e a mensagem estética. É importante, finalmente, discutir cultura visual para contextualizar o período de produção e circulação dos cartazes selecionados. Para Hernández (2007), a expressão cultura visual diz respeito a interpretações críticas sobre as práticas culturais e sociais do olhar e também é caracterizada como um estudo de construções culturais e de experiências visuais ligadas ao cotidiano, às artes e à mídia e suas representações. A abordagem metodológica se dá com base na hermenêutica de profundidade de J.B. Thompson (1995) a qual contribui para a sistematização do trabalho a partir da contextualização da época, além da análise do material gráfico e da interpretação do conhecimento reunido na pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherBasiBookspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectCartazpt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectGraphic designpt_BR
dc.subjectPosterpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectVisual culturept_BR
dc.titleDesign de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista.pt_BR
dc.title.alternativePoster design: the graphic representation of the feminine in nazi Germany.pt_BR
dc.typebookPartpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem