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Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista.
dc.creator | Krupp, Joana Luisa | |
dc.creator | Barros, Roberta Coelho | |
dc.date.accessioned | 2021-02-11T15:19:26Z | |
dc.date.available | 2021-02-11T15:19:26Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | KRUPP, J. L. ; BARROS, R.C. . Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. In: Amanda Basilio Santos; Elisabete da Costa Leal; Juliana Porto Machado; Ronaldo Bernardino Colvero. (Org.). Fontes, Métodos e Abordagens nas Ciências Humanas [livro eletrônico]: paradigmas e perspectivas contemporâneas. 1.ed. Pelotas: BasiBooks, 2019, v. 1, p. 1229-1238. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7020 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas objetiva compreender a representação feminina nos cartazes da Alemanha no período que abrange a ascensão e o declínio do partido nazista, de 1920 a 1945. A partir da problematização de conceitos como ideologia e cultura visual, utiliza-se o cartaz como exemplo de peça gráfica projetada para servir a agendas políticas, como dispositivo para difundir ideologias. De acordo com o viés modernista de Abraham Moles (1974), o cartaz caracteriza uma comunicação que possui duas partes inerentes, quais sejam, a mensagem semântica e a mensagem estética. É importante, finalmente, discutir cultura visual para contextualizar o período de produção e circulação dos cartazes selecionados. Para Hernández (2007), a expressão cultura visual diz respeito a interpretações críticas sobre as práticas culturais e sociais do olhar e também é caracterizada como um estudo de construções culturais e de experiências visuais ligadas ao cotidiano, às artes e à mídia e suas representações. A abordagem metodológica se dá com base na hermenêutica de profundidade de J.B. Thompson (1995) a qual contribui para a sistematização do trabalho a partir da contextualização da época, além da análise do material gráfico e da interpretação do conhecimento reunido na pesquisa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | BasiBooks | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject | Cartaz | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Propaganda | pt_BR |
dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
dc.subject | Graphic design | pt_BR |
dc.subject | Poster | pt_BR |
dc.subject | Feminism | pt_BR |
dc.subject | Visual culture | pt_BR |
dc.title | Design de cartaz: a representação gráfica do feminino na Alemanha nazista. | pt_BR |
dc.title.alternative | Poster design: the graphic representation of the feminine in nazi Germany. | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |
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Design Gráfico: Capítulo de livros [3]
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