dc.creator | Peres, Giovana Borges | pt_BR |
dc.creator | Bachettini, Andréa Lacerda | pt_BR |
dc.creator | Scolari, Keli Cristina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-11T15:19:43Z | |
dc.date.available | 2021-02-11T15:19:43Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | PERES, Giovana Borges; BACHETTINI, Andréa Lacerda; SCOLARI, Keli Cristina.O resgate e restauração de uma obra de Antônio Cândido de Menezes.In: BACHETINI, Andréa Lacerda; BOJANOVSKI, Silvana de Fátima (org.). Anais da Semana dos Museus da UFPel: 2020. Pelotas: UFPel, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2674-6298 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7022 | |
dc.description.abstract | Este trabalho é resultado da primeira fase de restauração da obra do artista plástico rio-grandense Antônio Cândido de Menezes, um retrato, em óleo sobre tela, datada de 1888, que se encontrava em acelerado processo de deterioração, apresentava desprendimento da camada pictórica e vários rasgos que comprometiam o suporte têxtil da obra. O trabalho é desenvolvido dentro ao Projeto de Extensão:
Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pintura Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais da Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas e visa descrever o diagnóstico e o estado de conservação, a proposta de intervenção e o processo de restauração. E ainda abordar o tema retrato, a análise formal e estilística da obra e o pintor do século XIX. É importante compreender a história do artista, Antônio Cândido de Menezes, retratista, formado pela Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada
baseou-se na revisão bibliográfica sobre conservação e restauração de bens culturais em pintura, na pesquisa histórica acerca do artista e o contexto histórico sobre o retrato. Através das primeiras ações de intervenção, foi possível a estabilização dos materiais, viabilizando a recuperação da obra, com a intenção de devolver a integridade estrutural e estética da obra desta forma assegurando sua perpetuação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Conservação | pt_BR |
dc.subject | Restauração | pt_BR |
dc.subject | Pintura de cavalete | pt_BR |
dc.subject | Antônio Cândido de Menezes | pt_BR |
dc.title | O resgate e restauração de uma obra de Antônio Cândido de Menezes | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |