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Educação, estética e metamorfoses pedagógicas.
dc.creator | Plaszewski, Helenara | |
dc.creator | Meira, Mirela Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2021-02-16T23:47:32Z | |
dc.date.available | 2021-02-16T23:47:32Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | PLASZEWSKI, Helenara ; MEIRA, Mirela Ribeiro. Educação, estética e metamorfoses pedagógicas. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 25, p. 155-170, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.9. Acesso em: 12 de fev. de 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7046 | |
dc.description.abstract | Versamos sobre um projeto de extensão que busca qualificar processos pedagógicos no fazer docente, oportunizando espaços de crescimento, criação, prazer, auto e heteropercepção de contextos físicos, sociais, sensíveis e artísticos, além de redefinir concepções pedagógicas, cognitivas e existenciais. Ao fruir e interagir com processos de arte, essa, na dimensão constitutiva do humano, passa de área de conhecimento a evento configurador de sentidos e, nessa perspectiva, proporciona transformações, reavaliação de escolhas, abertura a novas possibilidades e olhares. O real não se deixa apreender, é inseparável da existência e, ao se aproximar da (des)ordem, dionisíaca, na forma da criação, desnaturaliza o olhar, bagunça referências, predispondo à abertura ao mundo. A (des)ordem, criadora, integra e confere um lugar às coisas, e sua ética garante um princípio vital dinâmico que anima o social, assegurando o retorno de uma ordem nova, atravessada pela metamorfose. O processo, dialógico, tenta garantir a diversidade, a pluralidade, um ressignificar do ensinar/aprender. É desenvolvido por docentes e alunos de uma universidade federal com 75 educandas de 6 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social e se estrutura em três momentos interligados: um processo formativo, uma oficina e uma avaliação com expressões variadas dos participantes e memórias dos acontecidos. Como resultado, temos observado uma compreensão alargada da teoria, da prática, da criação, da Arte e uma formação mais qualificada, atravessada pela sensibilidade. A imersão na Arte em seus processos, materiais, ações, eventos, etc. tem permitido transfigurar atos, fatos, realidades, posturas, a partir de dados do sensível e do inteligível, constituindo uma Metamorfose Pedagógica. Essa, autorreferente, proporciona a emergência de um espírito criador, crítico, irreverente, incerto, inconstante, ruidoso e mutante, mantendo aberta a possibilidade de transmutação, de metamorfose, decorrente do contato com a criação. Esse processo, em sua complexidade, tem, na experiência estética, a tarefa de instaurar uma cognição específica, que resgata o prazer da estesia e de um olhar mais humanizador. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UCS | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Processos formativos | pt_BR |
dc.subject | Educação estética | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.subject | Procesos formativos | pt_BR |
dc.subject | Educación estética | pt_BR |
dc.title | Educação, estética e metamorfoses pedagógicas. | pt_BR |
dc.title.alternative | Educación, estética y metamorfosis pedagógicas. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.9 |
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