Show simple item record

dc.contributor.authorSilveira, Aline Montagna da
dc.contributor.authorOliveira, Ana Lúcia Costa de
dc.contributor.authorPereira, Franciele Fraga
dc.contributor.authorBicca, Renan Rosso
dc.date.accessioned2021-02-16T23:49:35Z
dc.date.available2021-02-16T23:49:35Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSILVEIRA, Aline Montagna ; OLIVEIRA, Ana Lúcia Costa de ; PEREIRA, Franciele Fraga ;BICCA, Renan Rosso. As experiências pedagógicas em tempos de distanciamento social: uma reflexão sobre as ações do Grupo de Estudos do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira. PROJECTARE: Revista de Arquitetura e Urbanismo, Pelotas, V. 1, N. 10, p.7-24, (2020). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Projectare/article/view/19180. Acesso em: 15 de fev. de 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7051
dc.description.abstractA dedicação à temática do Patrimônio Cultural é foco das atividades do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira (NEAB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb-UFPel) desde 1983. Além da contribuição à comunidade externa, por meio de atividades de pesquisa e extensão, o NEAB vem proporcionando atividades de apoio ao ensino, que complementam a formação de estudantes, profissionais e pesquisadores da área da Arquitetura e Urbanismo. Após algumas experiências preliminares, nos anos de 2014 e 2019, o ano de 2020 começa impondo um novo desafio para a atividade do Grupo de Estudos: como adaptar o seu funcionamento em meio às adversidades impostas pela pandemia de Coronavírus? Nesse momento o grupo se reinventa, se adapta, e passa a vencer as barreiras impostas. As mudanças impulsionadas pelo isolamento social aproximaram e promoveram o crescimento do grupo, tanto em qualidade, quanto em quantidade (pessoas de outras cidades, dentro e fora do Rio Grande do Sul), trazendo reflexos inesperados. Este artigo disserta sobre a capacidade resiliente do Grupo de Estudos em continuar existindo nessa situação, avaliando as potencialidades, limitações e perdas decorrentes desse período de distanciamento social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectPreservação patrimonialpt_BR
dc.subjectGrupo de Estudospt_BR
dc.subjectPandemia de Covid-19pt_BR
dc.subjectArchitecture and Urbanismpt_BR
dc.subjectCultural heritagept_BR
dc.subjectHeritage Preservationpt_BR
dc.subjectStudy Core’spt_BR
dc.subjectCoronavirus Pandemicpt_BR
dc.titleAs experiências pedagógicas em tempos de distanciamento social: uma reflexão sobre as ações do Grupo de Estudos do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira.pt_BR
dc.title.alternativePedagogical experiences in times of social isolation: thoughts regarding the action of the study core of Brazilian architecture.pt_BR
dc.typearticlept_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record