Mostrar el registro sencillo del ítem
As experiências pedagógicas em tempos de distanciamento social: uma reflexão sobre as ações do Grupo de Estudos do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira.
dc.contributor.author | Silveira, Aline Montagna da | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Lúcia Costa de | |
dc.contributor.author | Pereira, Franciele Fraga | |
dc.contributor.author | Bicca, Renan Rosso | |
dc.date.accessioned | 2021-02-16T23:49:35Z | |
dc.date.available | 2021-02-16T23:49:35Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Aline Montagna ; OLIVEIRA, Ana Lúcia Costa de ; PEREIRA, Franciele Fraga ;BICCA, Renan Rosso. As experiências pedagógicas em tempos de distanciamento social: uma reflexão sobre as ações do Grupo de Estudos do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira. PROJECTARE: Revista de Arquitetura e Urbanismo, Pelotas, V. 1, N. 10, p.7-24, (2020). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Projectare/article/view/19180. Acesso em: 15 de fev. de 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7051 | |
dc.description.abstract | A dedicação à temática do Patrimônio Cultural é foco das atividades do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira (NEAB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb-UFPel) desde 1983. Além da contribuição à comunidade externa, por meio de atividades de pesquisa e extensão, o NEAB vem proporcionando atividades de apoio ao ensino, que complementam a formação de estudantes, profissionais e pesquisadores da área da Arquitetura e Urbanismo. Após algumas experiências preliminares, nos anos de 2014 e 2019, o ano de 2020 começa impondo um novo desafio para a atividade do Grupo de Estudos: como adaptar o seu funcionamento em meio às adversidades impostas pela pandemia de Coronavírus? Nesse momento o grupo se reinventa, se adapta, e passa a vencer as barreiras impostas. As mudanças impulsionadas pelo isolamento social aproximaram e promoveram o crescimento do grupo, tanto em qualidade, quanto em quantidade (pessoas de outras cidades, dentro e fora do Rio Grande do Sul), trazendo reflexos inesperados. Este artigo disserta sobre a capacidade resiliente do Grupo de Estudos em continuar existindo nessa situação, avaliando as potencialidades, limitações e perdas decorrentes desse período de distanciamento social. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Preservação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Grupo de Estudos | pt_BR |
dc.subject | Pandemia de Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Architecture and Urbanism | pt_BR |
dc.subject | Cultural heritage | pt_BR |
dc.subject | Heritage Preservation | pt_BR |
dc.subject | Study Core’s | pt_BR |
dc.subject | Coronavirus Pandemic | pt_BR |
dc.title | As experiências pedagógicas em tempos de distanciamento social: uma reflexão sobre as ações do Grupo de Estudos do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira. | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical experiences in times of social isolation: thoughts regarding the action of the study core of Brazilian architecture. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Arquitetura e Urbanismo: Artigos avaliados por pares [47]
Abrange os arquivos de periódicos da área do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.