Mostrar registro simples

dc.creatorNoleto, Rafael da Silva
dc.date.accessioned2021-02-26T22:36:45Z
dc.date.available2021-02-26T22:36:45Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationNOLETO, Rafael da Silva. Música como ciência, ciência como música: provocações epistemológicas. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 26, n.3, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2020c2619. Acesso em: 25 de fev. de 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7124
dc.description.abstractO peso epistemológico das Ciências Musicais é aqui interpelado tendo em vista que a Música é um campo que está situado em dois regimes de conhecimento: o artístico e o científico. Se, dentro de contextos universitários de pesquisa, as Ciências Musicais se configuram como área interdisciplinar, quais são as implicações epistêmicas na relação com outros campos disciplinares? Percebe-se que, para se constituírem como área de pesquisa, diversos subcampos das Ciências Musicais recebem interferência epistêmica direta da Antropologia, Filosofia e História. Entretanto, a Música não parece ser protagonista dos grandes debates que mudam os rumos teóricos desses outros campos do saber. Com foco de análise direcionado para a Etno/Musicologia, este texto realiza uma abordagem antropológica das Ciências Musicais no intuito de sugerir caminhos possíveis para a afirmação de sua importância epistêmica num escopo mais amplo de produção do conhecimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherANPPOMpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCiências musicaispt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectMusicologia históricapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectAntropologia da músicapt_BR
dc.subjectMusical sciencespt_BR
dc.subjectEthnomusicologypt_BR
dc.subjectHistorical musicologypt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectAnthropology of musicpt_BR
dc.titleMúsica como ciência, ciência como música: provocações epistemológicas.pt_BR
dc.title.alternativeMusic as Science, Science as Music: Epistemological provocations.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.20504/opus2020c2619


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples