dc.creator | Rodrigues, Mauren Liebich Frey | |
dc.creator | Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli | |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T15:15:34Z | |
dc.date.available | 2021-03-02T15:15:34Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, M. L. F.; GERLING, C. M. P. C. . O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. Revista Orfeu: Dossiê Teoria e Análise Musical, v. 2, p. 98-120, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402012017098. Acesso em: 1 de março de 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7150 | |
dc.description.abstract | O presente estudo discute a postura e o engajamento do compositor José Vieira Brandão (1911-2002) frente às correntes nacionalistas brasileiras a partir dos escritos teórico-analíticos do compositor na Tese de Livre Docência (1949). Este posicionamento se evidencia na sua prática composicional. A análise da Tocata n.1 (Estudo n.4) foca na obra dedicada a Villa-Lobos, acatado como o representante máximo do modernismo nacionalista e com quem Brandão teve uma maior proximidade. Este procedimento analítico leva em consideração alguns dos principais aspectos socioculturais compartilhados por Brandão. Como ferramentas analíticas para o discurso musical, são adotados alguns parâmetros estabelecidos por Agawu (2009) com foco nas tópicas, adaptadas para a música latino-americana por Plesch (1996) e para a brasileira por Piedade (2013). Através desta obra torna-se possível compreender como os “novos rumos estéticos” (BRANDÃO, 1949) retratam em música a construção de um ideário nacional brasileiro. Por fim, é possível compreender como a Tocata 1 para piano representa a maneira como o compositor apropria-se de elementos musicais característicos desta época para se posicionar quanto ao seu meio cultural e sua visão artística. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UDESC | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Nacionalismo | pt_BR |
dc.subject | Musicalidade brasileira | pt_BR |
dc.subject | Piano | pt_BR |
dc.subject | José Vieira Brandão | pt_BR |
dc.subject | Tocata 1 | pt_BR |
dc.subject | Nacionalism | pt_BR |
dc.subject | Brazilian musicality | pt_BR |
dc.title | O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. | pt_BR |
dc.title.alternative | Vieira Brandão's Nationalism in his Tocata n°1 (Etude n° 4) for solo piano. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5965/2525530402012017098 | |