Construindo PONTES significativas no ensino de música.
dc.creator | Oliveira, Alda de Jesus | |
dc.creator | Broock, Angelita | |
dc.creator | Candusso, Flavia | |
dc.creator | Mendes, Jean Joubert | |
dc.creator | Menezes, Mara | |
dc.creator | D'Avila, Raul Costa | |
dc.creator | Harder, Rejane | |
dc.creator | Bastião, Zuraida Abud | |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T15:15:46Z | |
dc.date.available | 2021-03-02T15:15:46Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.identifier.citation | D'AVILA, Raul Costa et al.. Construindo PONTES significativas no ensino de música.. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 8, p. 21-34, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/ictus/article/view/34310. Acesso em: 1 de março de 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7151 | |
dc.description.abstract | Este artigo descreve exemplos de ações docentes em aulas de música em diversos contextos, onde são apontadas algumas articulações pedagógicas elaboradas espontaneamente ou planejadas pelos professores, interpretadas à luz da concepção de orientação para a prática docente, PONTES (OLIVEIRA, 2001). Diante de observações sistemáticas em diversos contextos (OLIVEIRA; CANDUSSO e MENDES, 2006), pode-se constatar que esta orientação pedagógica pode ser adequada para orientar professores de música que atuam em contextos onde predominam acentuadas diferenças individuais de desenvolvimento e interesses, grupos multiculturais, equipes interdisciplinares. No artigo são mencionados exemplos de pontes em situações de ensino e de aprendizagem musical com a) musicalização infantil (0 a 4 anos), b) ensino especializado de música para crianças em cursos de extensão universitária, c) a formação de capoeiristas, d) formação de congadeiros, e) aprendizagem da viola machete, f) estagiária que ensina a alunos de escola pública da quinta série fundamental, g) estagiário em turma de Teoria I na universidade e h) com professores experientes de flauta transversal no ensino superior, graduação e pós-graduação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Pontes de articulação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Construindo PONTES significativas no ensino de música. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34310 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
-
Música: Artigos avaliados por pares [24]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Música