Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorOliveira, Alda de Jesus
dc.creatorBroock, Angelita
dc.creatorCandusso, Flavia
dc.creatorMendes, Jean Joubert
dc.creatorMenezes, Mara
dc.creatorD'Avila, Raul Costa
dc.creatorHarder, Rejane
dc.creatorBastião, Zuraida Abud
dc.date.accessioned2021-03-02T15:15:46Z
dc.date.available2021-03-02T15:15:46Z
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationD'AVILA, Raul Costa et al.. Construindo PONTES significativas no ensino de música.. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 8, p. 21-34, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/ictus/article/view/34310. Acesso em: 1 de março de 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7151
dc.description.abstractEste artigo descreve exemplos de ações docentes em aulas de música em diversos contextos, onde são apontadas algumas articulações pedagógicas elaboradas espontaneamente ou planejadas pelos professores, interpretadas à luz da concepção de orientação para a prática docente, PONTES (OLIVEIRA, 2001). Diante de observações sistemáticas em diversos contextos (OLIVEIRA; CANDUSSO e MENDES, 2006), pode-se constatar que esta orientação pedagógica pode ser adequada para orientar professores de música que atuam em contextos onde predominam acentuadas diferenças individuais de desenvolvimento e interesses, grupos multiculturais, equipes interdisciplinares. No artigo são mencionados exemplos de pontes em situações de ensino e de aprendizagem musical com a) musicalização infantil (0 a 4 anos), b) ensino especializado de música para crianças em cursos de extensão universitária, c) a formação de capoeiristas, d) formação de congadeiros, e) aprendizagem da viola machete, f) estagiária que ensina a alunos de escola pública da quinta série fundamental, g) estagiário em turma de Teoria I na universidade e h) com professores experientes de flauta transversal no ensino superior, graduação e pós-graduação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectPontes de articulaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleConstruindo PONTES significativas no ensino de música.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34310


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem