Da gradação ausente à gradação harmônica: Atmosphères de György Ligeti.
dc.creator | Vitale, Claudio Horácio | |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T15:16:04Z | |
dc.date.available | 2021-03-02T15:16:04Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | VITALE, C. H.. Da gradação ausente à gradação harmônica: Atmosphères de György Ligeti.. MÚSICA EM PERSPECTIVA, v. 9, p. 45, 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/musica/article/view/46526. Acesso em: 1 de março de 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7153 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, fazemos uma análise das três primeiras seções (ou campos sonoros) da obra Atmosphères (1961), de György Ligeti. Estudamos a relação entre alturas, os processos de simetria, de gradação, de ilusão, e os planos harmônicos gerados a partir do jogo com a intensidade. Fazemos uma leitura da obra a partir da ideia de gradação. Este conceito, elaborado pelo autor, está embasado em pesquisas desenvolvidas em diversos campos do conhecimento humano, como a retórica, a linguística, a literatura, as artes visuais e a própria música. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPR | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | György Ligeti | pt_BR |
dc.subject | Atmosphères | pt_BR |
dc.subject | Cluster | pt_BR |
dc.subject | Gradação | pt_BR |
dc.subject | Ilusão | pt_BR |
dc.title | Da gradação ausente à gradação harmônica: Atmosphères de György Ligeti. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.5380/mp.v9i1.46526 |
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