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dc.creatorVitale, Claudio Horácio
dc.date.accessioned2021-03-02T15:16:04Z
dc.date.available2021-03-02T15:16:04Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationVITALE, C. H.. Da gradação ausente à gradação harmônica: Atmosphères de György Ligeti.. MÚSICA EM PERSPECTIVA, v. 9, p. 45, 2016. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/musica/article/view/46526. Acesso em: 1 de março de 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7153
dc.description.abstractNeste artigo, fazemos uma análise das três primeiras seções (ou campos sonoros) da obra Atmosphères (1961), de György Ligeti. Estudamos a relação entre alturas, os processos de simetria, de gradação, de ilusão, e os planos harmônicos gerados a partir do jogo com a intensidade. Fazemos uma leitura da obra a partir da ideia de gradação. Este conceito, elaborado pelo autor, está embasado em pesquisas desenvolvidas em diversos campos do conhecimento humano, como a retórica, a linguística, a literatura, as artes visuais e a própria música.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFPRpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGyörgy Ligetipt_BR
dc.subjectAtmosphèrespt_BR
dc.subjectClusterpt_BR
dc.subjectGradaçãopt_BR
dc.subjectIlusãopt_BR
dc.titleDa gradação ausente à gradação harmônica: Atmosphères de György Ligeti.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5380/mp.v9i1.46526


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