Mostrar el registro sencillo del ítem
A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos
dc.contributor.author | Porto, Nádia dos Santos Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T15:17:36Z | |
dc.date.available | 2021-03-02T15:17:36Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | PORTO, Nádia dos Santos Gonçalves. A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos. Caderno de Letras, n. 22, jan./ jul. 2014. ISSN 0102-9576 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-9576 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7163 | |
dc.description.abstract | O presente artigo pretendeu abordar os desafios da tradução/interpretação das disciplinas das ciências exatas nas turmas inclusivas de ensino médio do Colégio Municipal Pelotense. O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de construção/elaboração de sinais da Libras específicos para a área das exatas e seus efeitos na atuação dos TILS e, conseqüentemente, na aprendizagem escolar dos alunos surdos. A partir da investigação, ficou evidente que a combinação/criação de sinais torna mais claro o entendimento e a aprendizagem por parte dos alunos e, consequentemente, facilitaria o processo de tradução e interpretação das terminologias especificas nas ciências exatas. Quadros (2004), Lacerda (2010), Reichert (2012) são alguns dos autores que colaboraram com as discussões propostas neste artigo. Tornou-se explícita a necessidade de registro dos sinais combinados, bem como da articulação entre TILS, professores e alunos, com o intuito de convencionar os sinais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciências exatas | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Tradutor/Intérprete de Libras | pt_BR |
dc.title | A atuação dos TILS no processo de construção de sinais na área de conhecimento das ciências exatas: qualificando o ensino dos surdos | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Letras: Artigos avaliados por pares [77]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Letras.