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dc.contributor.authorDuarte, Aline Behling
dc.contributor.authorBlank, Cíntia Ávila
dc.date.accessioned2021-03-02T15:18:16Z
dc.date.available2021-03-02T15:18:16Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationDUARTE, Aline Behling; BLANK, Cíntia Ávila. A influência do Priming grafo-fônico-fonológico em uma tarefa de decisão lexical em multilíngues falantes de português (L1), inglês (L2) e francês (L3). Caderno de Letras, Pelotas, n.35, set./dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn0102-9576
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7168
dc.description.abstractEste artigo discute a influência do priming grafo-fônico-fonológico na execução de uma tarefa de decisão lexical realizada por multilíngues. Nesse sentido, buscou-se verificar se semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre palavras das línguas estudadas (português, inglês e francês) influenciariam o tempo de reação na tarefa. Com o auxílio do software E-Prime 2.0, foi elaborado um experimento que contou com 90 pares de palavras, das quais metade apresentava supostas semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre si, enquanto a outra metade não apresentava tais similaridades. Considerando a Hipótese de Seleção Não-Específica (CONKLIN; MAUNER, 2005), defendeu-se que as supostas semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre as línguas promoveriam a ativação de correspondências grafofônico-fonológicas distintas, acarretando uma maior competição lexical entre os itens investigados, evidenciada no aumento dos tempos de reação (MACWHINNEY, 2005). Os resultados encontrados indicaram que os tempos de reação foram maiores para os itens que apresentavam as semelhanças grafo-fônico-fonológicas entre prime e palavra alvo, o que parece apontar para uma possível influência dos níveis de proficiência em cada uma das línguas dos participantes nesses resultados.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAcesso lexicalpt_BR
dc.subjectPrimingpt_BR
dc.subjectInfluência grafo-fônico-fonológicapt_BR
dc.subjectMultilinguismopt_BR
dc.subjectNíveis de proficiênciapt_BR
dc.titleA influência do Priming grafo-fônico-fonológico em uma tarefa de decisão lexical em multilíngues falantes de português (L1), inglês (L2) e francês (L3)pt_BR
dc.title.alternativeTHE INFLUENCE OF GRAPHO-PHONIC-PHONOLOGICAL PRIMING ON A LEXICAL DECISION TASK ON MULTILINGUALS SPEAKERS OF PORTUGUESE (L1), ENGLISH (L2) AND FRENCH (L3)pt_BR
dc.typearticlept_BR


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