Mostrar el registro sencillo del ítem
O trabalho com o gênero textual no ensino de língua
dc.contributor.author | Wittke, Cleide Inês | |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T15:21:25Z | |
dc.date.available | 2021-03-02T15:21:25Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 0102-9576 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7186 | |
dc.description.abstract | Definindo a língua como um processo de interação verbal e o texto como objeto de ensino, o presente artigo reflete sobre a ação docente, principalmente no que diz respeito à prática de leitura e de produção de textos. Este estudo busca respostas a questões que devem nortear o trabalho do professor de língua: O que ensinar? Para quem? Com que objetivo? E como abordar a língua, via gêneros textuais, de modo que esse ensino seja produtivo e significativo à vida diária do aluno? Cabe lembrar que não basta trazer o texto à sala de aula para que o ensino se torne um processo sociointerativo, mas ele precisa funcionar como materialidade viva, previamente instituída e reconhecida pela sociedade. Enfim, é fundamental considerar elementos enunciativos e discursivos que caracterizam o perfil funcional do gênero textual. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Interação verbal | pt_BR |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.title | O trabalho com o gênero textual no ensino de língua | pt_BR |
dc.title.alternative | The textual genre approach in language teaching | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Letras: Artigos avaliados por pares [77]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Letras.