dc.identifier.citation | CASTRO, D. L.; MONTEIRO, E. A. P. ; SANTOS, E. C. M. . Práticas de dança na maturidade e e a experiência artística na Região Sul do Brasil: apresentando alguns resultados. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). A produção do conhecimento em Artes 2. 1ed. Ponta Grossa PR: Atena, 2019, v. 2, p. 254-263. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao crer nas possibilidades de criação
artística com corpos envelhecidos, foi proposta
pesquisa qualitativa de doutorado com o objetivo
de investigar as práticas de dança na maturidade
que promovem a experiência artística na
Região Sul do Brasil, utilizando-se a Grounded
Theory como método. Este texto apresenta
resultados da primeira etapa, coletados através
de um questionário estruturado, entre outubro
de 2017 e fevereiro de 2018, e que nortearam
a construção das entrevistas (segunda
etapa). Dentre as informações encontradas,
salienta-se a autodenominação dos grupos,
essencialmente como terceira idade, a grande
variação de idade entre os bailarinos de um
mesmo grupo, os objetivos bastantes genéricos
apresentados por cada grupo, a falta de
clareza na definição de quais manifestações
cênicas o grupo costuma realizar e a relação
dos grupos com a universidade. Pondera-se
que a imagem do envelhecimento associada
à terceira idade não oferece mecanismos
eficientes para enfrentar problemas da velhice,
os quais são fundamentais de serem pensados
para reconhecer a autonomia de um indivíduo
capaz de exercer sua cidadania. Também que
a intenção dos profissionais em desenvolver
um pouco de tudo com os trabalhos realizados
acaba não assumindo a produção artística
como um objetivo específico da proposta
desenvolvida, causando, além disso,
equívocos na compreensão dos conceitos
sobre trabalhos artísticos em dança. Surge,
assim, a preocupação em trabalhar a dança
enquanto campo de conhecimento específico,
possibilitando maior consciência dos bailarinos
sobre o que fazem em cena. Acreditamos que,
ao finalizar a pesquisa, possamos aprofundar
mais o assunto e contribuir com a temática em
questão. | pt_BR |