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Práticas de dança na maturidade e e a experiência artística na Região Sul do Brasil: apresentando alguns resultados.
dc.creator | Castro, Daniela Llopart | |
dc.creator | Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro | |
dc.creator | Santos, Eleonora Campos da Motta | |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T15:21:33Z | |
dc.date.available | 2021-03-02T15:21:33Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, D. L.; MONTEIRO, E. A. P. ; SANTOS, E. C. M. . Práticas de dança na maturidade e e a experiência artística na Região Sul do Brasil: apresentando alguns resultados. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). A produção do conhecimento em Artes 2. 1ed. Ponta Grossa PR: Atena, 2019, v. 2, p. 254-263. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7187 | |
dc.description.abstract | Ao crer nas possibilidades de criação artística com corpos envelhecidos, foi proposta pesquisa qualitativa de doutorado com o objetivo de investigar as práticas de dança na maturidade que promovem a experiência artística na Região Sul do Brasil, utilizando-se a Grounded Theory como método. Este texto apresenta resultados da primeira etapa, coletados através de um questionário estruturado, entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018, e que nortearam a construção das entrevistas (segunda etapa). Dentre as informações encontradas, salienta-se a autodenominação dos grupos, essencialmente como terceira idade, a grande variação de idade entre os bailarinos de um mesmo grupo, os objetivos bastantes genéricos apresentados por cada grupo, a falta de clareza na definição de quais manifestações cênicas o grupo costuma realizar e a relação dos grupos com a universidade. Pondera-se que a imagem do envelhecimento associada à terceira idade não oferece mecanismos eficientes para enfrentar problemas da velhice, os quais são fundamentais de serem pensados para reconhecer a autonomia de um indivíduo capaz de exercer sua cidadania. Também que a intenção dos profissionais em desenvolver um pouco de tudo com os trabalhos realizados acaba não assumindo a produção artística como um objetivo específico da proposta desenvolvida, causando, além disso, equívocos na compreensão dos conceitos sobre trabalhos artísticos em dança. Surge, assim, a preocupação em trabalhar a dança enquanto campo de conhecimento específico, possibilitando maior consciência dos bailarinos sobre o que fazem em cena. Acreditamos que, ao finalizar a pesquisa, possamos aprofundar mais o assunto e contribuir com a temática em questão. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Atena | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Maturidade | pt_BR |
dc.subject | Envelhecimento | pt_BR |
dc.subject | Experiência artística | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Maturity | pt_BR |
dc.subject | Aging | pt_BR |
dc.subject | Artistic experience | pt_BR |
dc.title | Práticas de dança na maturidade e e a experiência artística na Região Sul do Brasil: apresentando alguns resultados. | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |
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