dc.creator | Penkala, Ana Paula | |
dc.creator | Ebersol, Isadora | |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T15:37:16Z | |
dc.date.available | 2021-03-09T15:37:16Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | PENKALA, Ana Paula ; EBERSOL, Isadora. Um diálogo entre cinema, arte e ciência: pistas para uma crítica aos paradigmas da ciência moderna. InTexto, v. 01, p. 300-319, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/103619. Acesso em: 8 de março de 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7226 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho buscamos fazer uma reflexão crítica sobre os processos de produção de conhecimento e sobre o estatuto epistemológico da ciência moderna e do fazer científico tomando a perspectiva de Vilém Flusser como ponto de partida. Questionamos seus regimes de verdade a partir do paralelo
entre a crença na imagem cinematográfica e nas imagens técnicas e a crença na aparente objetividade do conhecimento científico. Encontramos pistas para uma crítica aos paradigmas da ciência moderna em abordagens que privilegiem outras formas de racionalidades e de relações com o mundo. A criação artística e poética se torna um desses caminhos através da racionalidade estético-expressiva, como proposta por Santos (2002), como também na hipótese das Ficções filosóficas,
proposta epistemológica de Flusser de uma forma de conhecimento que dissolva as barreiras entre arte e ciência. Esses caminhos podem nos dar a chance de estabelecer uma dimensão estética para a ciência que supere seu aparente desencantamento e insuficiência para resolver os problemas do
mundo. A partir da observação de filmes denominados como falsos documentários, refletimos sobre o poder que a ficção tem de enxergar a realidade que ultrapassa a verdade e no poder do pensamento que supere e modifique os limites da verdade de seu próprio tempo, atuando ele próprio como questionamento crítico das ordens de pensamento em voga. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFRGS | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Falso documentário | pt_BR |
dc.subject | Ficções filosóficas | pt_BR |
dc.subject | Vilém Flusser | pt_BR |
dc.title | Um diálogo entre cinema, arte e ciência: pistas para uma crítica aos paradigmas da ciência moderna | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.19132/1807-8583202051.300-319 | |