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dc.creatorPenny, Wagner Ishizaka
dc.date.accessioned2021-03-09T23:23:36Z
dc.date.available2021-03-09T23:23:36Z
dc.date.issued2020-12-14
dc.identifier.citationPENNY, Wagner Ishizaka. Energy-Efficient NoC-Based Systems for Real-Time Multimedia Applications using Approximate Computing. Advisor: Bruno Zatt. 2021. 142 f. Thesis (Doctorate in Computer Science) – Technology Development Center, Federal University of Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7248
dc.description.abstractEsta tese apresenta um sistema de tempo real energeticamente eficiente, baseado em NoC, para aplicações multimídia utilizando computação aproximada. O sistema de processamento de vídeo proposto, denominado SApp-NoC, é eficiente tanto em energia quanto qualidade (QoS), empregando uma arquitetura NoC escalável composta por elementos de processamento projetados para acelerar a Estimação de Movimento Fracionária (FME) do HEVC. A arquitetura SApp-NoC é organizada usando blocos vizinhos, dimensionada para permitir escalabilidade em diversos cenários de demanda - dependendo da resolução do vídeo e da taxa de quadros - atingindo desempenho para o processamento em tempo real de vídeos UHD 4K a 120 fps. A computação aproximada é aplicada utilizando quatro tipos de elementos de processamento, implementados como aceleradores de hardware dedicados com níveis distintos de aproximação, projetados com base na resiliência a erros da aplicação. Dessa forma, duas soluções são propostas: HSApp-NoC (Heuristc-based SApp-NoC), baseada em heurísticas, e MLSApp-NoC (Machine Learning-based SApp-NoC), baseada em aprendizado de máquina. Em tempo de projeto, o comportamento estatístico do codificador de vídeo é utilizado para dividir e dimensionar a NoC adequadamente, e, também, para instanciar e posicionar os elementos de processamento aproximados na SApp-NoC. Em tempo de execução, um algoritmo de mapeamento de tarefas dinâmico baseado na aplicação garante o processamento em tempo real enquanto reduz o consumo de energia com baixa degradação de QoS. Quando comparado a uma solução precisa de processamento de vídeos 4K a 120 fps, HSApp-NoC e MLSApp-NoC são capazes de reduzir em cerca de 48,19% e 31,81% o consumo de energia, com uma pequena redução de qualidade de 2,74% e 1,09%, respectivamente. Um conjunto de análises de escalonabilidade é proposto a fim de garantir o atendimento das restrições de tempo em cenários típicos de carga de trabalho. Além disso, nossa metodologia de projeto de sistema é adequada para ser aplicada a outros kernels de processamento resilientes a erros, visando economia de energia em aplicações com alta demanda em desempenho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectNoCpt_BR
dc.subjectApproximate computingpt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectVideo codingpt_BR
dc.subjectHardware accelerationpt_BR
dc.subjectComputação aproximadapt_BR
dc.subjectAprendizagem de máquinapt_BR
dc.subjectCodificação de vídeopt_BR
dc.subjectAceleração em hardwarept_BR
dc.titleEnergy-efficient noC-based systems for real-time multimedia applications using approximate computingpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8251926321102019pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3163503973303585pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Porto, Marcelo Schiavon
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5741927083446578pt_BR
dc.description.resumoThis thesis presents an energy-efficient NoC-based system for real-time multimedia applications employing approximate computing. The proposed video processing system, called SApp-NoC, is efficient in both energy and quality (QoS), employing a scalable NoC architecture composed of processing elements designed to accelerate the HEVC Fractional Motion Estimation (FME). SApp-NoC architecture is organized using neighbor Tiles, sized to enable scalability across distinct throughput demands - depending on video resolution and frame rate - whereas reaching real-time processing for 4K UHD videos at 120 fps. Approximate computing is deployed using four types of processing elements implemented as dedicated hardware accelerators with distinct levels of approximation, designed based on the application error resiliency analysis. Therefore, two solutions are proposed: HSApp-NoC (Heuristc-based SApp-NoC), and MLSApp-NoC (Machine Learning-based SApp-NoC). At design time, video encoder statistical behavior is used to propose algorithms aiming the tiling definition, to properly size the NoC and to instantiate and place the approximate processing elements within SApp-NoC. At run-time, our application-aware dynamic task-mapping algorithm guarantees real-time processing while reducing energy consumption with low QoS degradation. When compared to a precise solution processing 4K videos at 120 fps, HSApp-NoC and MLSApp-NoC reduce about 48.19% and 31.81% the energy consumption, at small quality reduction of 2.74% and 1.09%, respectively. A set of schedulability analysis is proposed in order to guarantee the meeting of timing constraints at typical workload scenarios. Moreover, our system design methodology is suitable to be applied to other error-resilient processing kernels targeting energy saving with high throughput requirements.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Tecnológicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Zatt, Bruno


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