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dc.creatorGarcias, Luciana Maia
dc.date.accessioned2021-03-16T01:00:08Z
dc.date.available2021-03-16T01:00:08Z
dc.date.issued2019-08-27
dc.identifier.citationGARCIAS, Luciana Maia. A percepção de professores sobre barreiras, facilitadores e estratégias para inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física. 2019. 101f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7266
dc.description.abstractThe increasing presence of people with disabilities in common schools, become the discussion about the inclusive practices very important. The subject of physical education as a component of the school curriculum, must propitiate for all student, without exclusion, experiences, practices and new learning. However, there are situations that can make it difficult to include he student. The objective of the study was to identify the barriers, acilitators and strategies developed by Physical Education teachers for the inclusion of students with disabilities in their classes. The sample was made by 52 teachers and 7 were interviewed. There was a relation between the number of facilitators and the teacher's profile, regarding postgraduate. As for the levels of specialization, it was observed that the teachers more graduated was the teachers that perceive more facilitators. Regarding the barriers, a significant result was observed between the age group and teaching time. The data showed a greater perception of facilitators than barriers by teachers. The strategies used by the teachers were: To do with the student5=4´p, help for colleagues, activities and attractive material, material creation, adaptation activities, demonstration, individual explanation and stimulation in the student's permanence in the physical education space, give feedback.It was concluded that the continuing teacher education can help teachers have more facilities to include their students. The continuous search for knowledge can be a great collaborator in school inclusion. Human resources can be the solution to many teachers barriers, which makes it important the mobilization of the school community to everyone can act in a way that contributes to achieving a more inclusive school, thus creating a effectively inclusive society.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectBarreiraspt_BR
dc.subjectFacilitadorespt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectBarrierspt_BR
dc.subjectFacilitatorspt_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.titleA percepção de professores sobre barreiras, facilitadores e estratégias para inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação físicapt_BR
dc.title.alternativeTeacher’s perception about barriers, facilitators and strategies for inclusion of students with desabilities in physical education classespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5060377862882868pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0583626591829141pt_BR
dc.description.resumoCom o aumento da presença de pessoas com deficiência em escolas comuns, torna-se cada vez mais importante a discussão a respeito de práticas inclusivas nas escolas. A disciplina de Educação Física como componente do currículo escolar, deve propiciar a todos alunos, sem exclusão, vivências, práticas e novos aprendizados. Porém, existem situações que podem dificultar na inclusão do aluno. Diante disso, o objetivo do estudo foi identificar quais as barreiras, facilitadores e estratégias desenvolvidas por professores de Educação Física para a inclusão de alunos com deficiência em suas aulas. A amostra foi composta por 52 professores, sendo que 7 destes foram entrevistados. Verificou-se uma relação entre o número de facilitadores e o perfil do professor, referente à realização de pós-graduação. Quanto aos níveis de especialização observou-se que quanto mais graduado é o professor, mais facilitadores eles percebem. Em relação às barreiras, observou-se um resultado significativo entre as variáveis faixa etária e tempo de docência. Os dados demonstraram uma maior percepção de facilitadores do que de barreiras por parte dos professores. As estratégias utilizadas citadas pelos professores foram: fazer junto com o aluno, ajuda para colegas, atividades e material atrativo, criação de material, adaptação atividades, demonstração, explicação individual e estimulo na permanência do aluno no espaço da educação física. Conclui-se que a formação continuada pode permitir que os professores tenham mais facilidade em incluir seus alunos. A contínua busca por conhecimentos pode ser um grande aliado na inclusão escolar. Percebe-se que os recursos humanos podem ser a solução para muitas barreiras enfrentadas pelos professores, o que torna importante a mobilização da comunidade escolar para que todos possam agir de forma que contribua para a obtenção de uma escola mais inclusiva, criando, assim, uma sociedade efetivamente inclusiva.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Alexandre Carriconde


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