A aula de Educação Física em foco: dilemas e desafios na atuação docente
Resumo
No contexto das aulas de Educação Física (EF) escolar as práticas de desinvestimento pedagógico e/ou abandono profissional são concebidas basicamente quando o professor de EF em seu espaço de atuação pedagógica adota uma postura descompromissada, em muitos casos, limitando-se a um mero fornecedor de materiais. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo explorar a atuação pedagógica dos professores de EF e os fatores influenciadores e dificultadores por eles identificados no que diz respeito às práticas de
desinvestimento pedagógico. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo-exploratório o qual apresenta-se como um estudo de campo, sendo desenvolvido com professores de EF dos anos finais do ensino fundamental de 8 instituições públicas municipais de Pelotas-RS. Estas foram selecionadas a partir da média dos três últimos índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB), sendo duas com índices acima de 4; quatro com índices abaixo de 4 e acima de 3; duas com índices abaixo de 3. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duração média de 45 minutos. Observou-se que o fenômeno do desinvestimento pedagógico e as práticas decorrentes deste apresentam-se ora como estratégia de sobrevivência no sistema em função das condições de trabalho do docente e de relações interpessoais conflituosas, ora como recurso pedagógico visando obter maior adesão dos alunos nas aulas. Atenta-se, desta forma, para a necessidade de adoção de práticas que visem fortalecer as relações entre os envolvidos no contexto escolar, bem como a necessidade de melhorias estruturais, visando diminuir a
incidência deste fenômeno pelos motivos identificados neste estudo.
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