Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSantos, Roberta Santos Azambuja dos
dc.date.accessioned2021-03-16T01:46:30Z
dc.date.available2021-03-16T01:46:30Z
dc.date.issued2019-07-19
dc.identifier.citationSANTOS, Roberta Santos Azambuja dos. Configuração das Redes de Colaboração Científica em Educação Física: um estudo do Programa de PósGraduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. 2019. 145f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7272
dc.description.abstractThe configuration of knowledge production today has been presented in the form of collaborative networks, which are represented by associations, negotiations and strategies that enable the researcher to reach a larger number of publications. This form of collaborative writing is due to the advancement of information and communication technologies (ICTs) that allow an approximation between researchers, regardless of where they are inserted. Universities, more specifically postgraduate programs are one of the main locus of this configuration. In this sense, this thesis sought to analyze the configuration of the collaboration networks of the Postgraduate Program in Physical Education of the Federal University of Pelotas (PPGEF/UFPel). This is a case study, which prioritized the following steps: first a documentary analysis, using as sources the Sucupira Platform (information of the postgraduate program) and the Lattes Platform (information of teachers linked to the program). In a second moment the data found were treated in Excel software and transferred to the Ucinet software that generated the graphical representation of the program's collaborative networks. As a last step, a semi-structured interview was conducted with 7 of the teachers linked to the program. As a way of categorizing the data, content analysis was used. It can be concluded that the PPGEF/UFPel collaborative networks are more consistently effective in the area of Human Movement Biodynamics, determined by the program's history, as well as a greater approximation among teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectRedes colaborativaspt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectPostgraduate studiespt_BR
dc.subjectCollaborative networkspt_BR
dc.titleConfiguração das redes de colaboração científica em educação física: um estudo do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.title.alternativeConfiguration of Networks of Scientific Collaboration in Physical Education: a study of the Post-Graduation Program in Physical Education of the Federal University of Pelotaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2642975943212138pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096pt_BR
dc.description.resumoA configuração da produção do conhecimento atualmente, tem se apresentado na forma de redes colaborativas, que são representadas por associações, negociações e estratégias que possibilitam ao pesquisador atingir um número maior de publicações. Esta forma de escrita colaborativa se deve ao avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs) que permitem uma aproximação entre os pesquisadores, independentemente do local onde estão inseridos. As universidades, mais especificamente os programas de pós-graduação são um dos principais lócus dessa configuração. Neste sentido esta tese buscou analisar a configuração das redes de colaboração do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (PPGEF/UFPel). Trata-se de um estudo de caso, que priorizou as seguintes etapas: primeiramente uma análise documental, utilizando como fontes a Plataforma Sucupira (informações do programa de pósgraduação) e a Plataforma Lattes (informações dos docentes vinculados ao programa). Num segundo momento os dados encontrados foram tratados no software Excel e transferidos para o software Ucinet que gerou a representação gráfica das redes colaborativas do programa. Como última etapa, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 7 docentes vinculados ao programa. Como forma de categorização dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Pode-se concluir que as redes colaborativas do PPGEF/UFPel se efetivam de forma mais consistente na área da Biodinâmica do Movimento Humano, determinada pelo histórico do programa, bem como uma maior aproximação entre os docentes.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Mariângela da Rosa


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem