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O Processo de Empresarização e o Discurso da Universidade Empreendedora: Uma Análise da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
dc.creator | Franz, Alice Hübner | |
dc.creator | Leite, Elaine da Silveira | |
dc.creator | Rodrigues, Marcio Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-03-25T13:34:55Z | |
dc.date.available | 2021-03-25T13:34:55Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | FRANZ, Alice Hübner ; LEITE, Elaine da Silveira ; RODRIGUES, Marcio Silva . O processo de empresarização e o discurso da universidade empreendedora: Uma análise da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 28, n. 177, p. 177-218, 2020. Disponível em: https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/5325/2551. Acesso em: 25 de março de 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1068-2341 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7286 | |
dc.description.abstract | O presente artigo visa discutir a crescente influência que o modelo empresarial tem exercido sobre os humanos e sobre suas organizações, consequência de um processo denominado de empresarização do mundo. Para tanto, optou-se por lançar um olhar para a universidade, a partir da análise de um discurso em específico que, com a intensificação do neoliberalismo, tem sido fortemente disseminado: o discurso da universidade empreendedora. Assim, procurou-se problematizar de que modo o processo de empresarização tem influenciado a construção do discurso da universidade empreendedora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a partir da realização de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e que usou como técnica o estudo de caso. Os resultados, decorrentes da análise das percepções dos gestores e das práticas evidenciadas na UFPel, sinalizam que o discurso da universidade empreendedora se funda em diferentes práticas discursivas que fazem constante referência ao saber-poder da empresa. Tais práticas, em maior ou menor medida, reforçam a necessidade de consolidar uma universidade flexível e eficiente (em termos empresariais), cuja atuação deva fomentar a inovação o desenvolvimento econômico, a partir do estímulo à criação de novos negócios, de novos produtos ou de qualquer solução que possa transformar o conhecimento em algo que gere valor). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | EPAA | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Empresarização | pt_BR |
dc.subject | Universidade Empreendedora | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Enterprisation | pt_BR |
dc.subject | Entrepreneurial University | pt_BR |
dc.subject | University Education | pt_BR |
dc.subject | Development | pt_BR |
dc.subject | Entrepreneurship | pt_BR |
dc.subject | Empresarización | pt_BR |
dc.subject | Universidad Emprendedora | pt_BR |
dc.subject | Educación Superior | pt_BR |
dc.subject | Desarrollo | pt_BR |
dc.subject | Emprendedorismo | pt_BR |
dc.title | O Processo de Empresarização e o Discurso da Universidade Empreendedora: Uma Análise da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). | pt_BR |
dc.title.alternative | The enterprisation process and the discourse of the entrepreneurial university: An analysis of the Pelotas Federal University (UFPel). | pt_BR |
dc.title.alternative | El proceso de empresarización y el discurso de la universidad emprendedora: Un análisis de la Universidad Federal de Pelotas (UFPel). | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14507/epaa.28.5325 |
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