| dc.contributor.author | Rosa, Evellyn Gonçalves da | |
| dc.contributor.author | Alves, Míriam Cristiane | |
| dc.date.accessioned | 2021-04-07T22:23:34Z | |
| dc.date.available | 2021-04-07T22:23:34Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.identifier.citation | ROSA, Evellyn Gonçalves da ; ALVES, Miriam Cristiane . Estilhaçando a Máscara do Silenciamento: Movimentos de (Re)Existência de Estudantes Negros/Negras. Psicologia Ciência e Profissão, v. 40, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000500300&tlng=pt. Acesso em: 06 de abril de 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7342 | |
| dc.description.abstract | A pesquisa partiu das inquietações e questionamentos gerados a partir da escuta realizada
aos estudantes negros e negras da Universidade Federal de Pelotas no setting terapêutico de estágios
curriculares obrigatórios do curso de psicologia. Seu objetivo é compreender os movimentos de
(re)existência de estudantes negros e negras em meio a invisibilidade e o silenciamento impostos
pelo racismo na perspectiva de contribuir para uma escuta psicológica qualificada. O referencial
teórico-metodológico parte do pensamento crítico descolonial. Trata-se de um estudo qualitativo,
cuja produção do material empírico ocorreu em abril de 2019. A construção do corpus de análise
se deu a partir da realização de entrevistas abertas, gravadas em áudio e transcritas. Participaram
das entrevistas quatro estudantes negros e negras que receberam atendimento psicológico pelo
projeto de extensão “Diz Aí”. A análise foi organizada em cinco etapas para a identificação de
narrativas significativas e que permitiram a sistematização de três eixos temáticos: a) violência
racista e produção de subjetividade; b) (re)existência, permanência e enfrentamento ao racismo
na universidade; c) o “Diz Aí” como estratégia de (re)existência. A permanência de estudantes
negros e negras no espaço universitário está relacionada com as possibilidades de (re)existência e
de enfrentamento à violência racista. O encontro entre iguais, a constituição de coletivos negros e
a escuta clínica figuram como importantes estratégias para permanecer e existir na universidade,
estilhaçando a máscara do silenciamento. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Scielo | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Racismo | pt_BR |
| dc.subject | Invisibilidade | pt_BR |
| dc.subject | Silenciamento | pt_BR |
| dc.subject | Escuta clínica | pt_BR |
| dc.subject | Pensamento descolonial | pt_BR |
| dc.subject | Racism | pt_BR |
| dc.subject | Invisibility | pt_BR |
| dc.subject | Silencing | pt_BR |
| dc.subject | Clinical listening | pt_BR |
| dc.subject | Decolonizing thinking | pt_BR |
| dc.subject | Invisibilidad | pt_BR |
| dc.subject | Silenciamiento | pt_BR |
| dc.subject | Escucha clínica | pt_BR |
| dc.subject | Pensamiento decolonia | pt_BR |
| dc.title | Estilhaçando a Máscara do Silenciamento: Movimentos de (Re)Existência de Estudantes Negros/Negras. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Shattering the Mask of Silencing: Movements of (Re)existence of Black Students. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Destrozando la Máscara del Silenciamiento: Movimientos de (Re)existencia de Estudiantes Negros/as | pt_BR |
| dc.type | article | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/1982-3703003229978 | |