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dc.contributor.authorAlves, Míriam Cristiane
dc.contributor.authorSeminotti, Nedio
dc.date.accessioned2021-04-07T22:23:57Z
dc.date.available2021-04-07T22:23:57Z
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationALVES, Miriam Cristiane; SEMINOTTI, Nedio . Atenção à saúde em uma comunidade tradicional de terreiro. REVISTA DE SAUDE PUBLICA, v. 43, p. 85-91, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102009000800013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 06 de abril de 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7344
dc.description.abstractOBJETIVO: Compreender a concepção de saúde e a origem do sofrimento psíquico por adeptos de uma comunidade tradicional de terreiro. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo de caso qualitativo realizado em uma comunidade tradicional de terreiro na cidade de Porto Alegre (RS), entre 2007 e 2008. Foram participantes o sacerdote/Babalorixá e seis adeptos do terreiro. Para a coleta dos dados e construção do corpus de análise, foram realizadas entrevistas abertas, gravadas e transcritas. A categorização dos depoimentos, a partir do enfoque sistêmico complexo, possibilitou a construção de dois eixos temáticos: 1) terreiro e concepção de saúde e 2) origem do sofrimento psíquico e identidade cultural. ANÁLISE DOS RESULTADOS: Na comunidade de terreiro, as terapêuticas tradicionais em saúde, como o uso de ervas, banhos, dietas e/ou ritos de iniciação foram associados a terapêuticas convencionais propostas pelo Sistema Único de Saúde. Consideram em sua concepção etiológica do sofrimento psíquico e em sua concepção de saúde os vínculos e a pertença a um território, as relações entre os sujeitos e a relação entre suas dimensões física, psíquica e espiritual. CONCLUSÕES: O modo de compreender e agir no mundo, vivido no terreiro, com seus mitos e ritos, crenças e valores, constitui um conjunto de saberes legítimos em seu contexto que, muitas vezes, se contrapõe e escapa aos saberes e verdades técnico-científicas dos profissionais. O terreiro é um espaço marcado pelo acolhimento, aconselhamento e tratamento de seus adeptos, integrando nessas práticas as dimensões física, psíquica e espiritual. Quanto à saúde da população negra, põem-se em evidência que o sofrimento psíquico é resultante do desenraizamento das culturas negro-africanas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherScielopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectConhecimentospt_BR
dc.subjectAtitudes e Prática em Saúdept_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectComunidade Tradicional de Terreiropt_BR
dc.subjectReligiónpt_BR
dc.subjectPsicologíapt_BR
dc.subjectAtención Primaria de Saludpt_BR
dc.subjectConocimientospt_BR
dc.subjectActitudes y Práctica en Saludpt_BR
dc.subjectInvestigación cualitativapt_BR
dc.subjectComunidad Religiosa Afro-Brasileñapt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subjectHealth Knowledge, Attitudes, Practicept_BR
dc.subjectQualitative researchpt_BR
dc.subjectCommunity of Followers of African-Brazilian Traditional Religionpt_BR
dc.titleAtenção à saúde em uma comunidade tradicional de terreiro.pt_BR
dc.title.alternativeAtención a la salud en una comunidad tradicional de religión afro-americana.pt_BR
dc.title.alternativeHealth care in a community of followers of traditional African Brazilian religion.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102009000800013


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