Heranças e transgressões na arquitetura contemporânea brasileira: Una Arquitetos.
Resumo
Este estudo tem como tema a arquitetura contemporânea e como
objeto de estudo o escritório Una Arquitetos, eleito em 2010
como um dos mais relevantes da “nova geração” da arquitetura
brasileira. Seu desenvolvimento apoia-se no pressuposto de que
parte da arquitetura contemporânea pode ser entendida a partir
do reconhecimento das heranças e transgressões do legado
moderno e de que esse reconhecimento se dá, consciente ou
inconscientemente, por meio de operações tipológicas. Desse
pressuposto, portanto, deriva o objetivo do estudo: investigar
possíveis relações tipológicas entre as obras do Una Arquitetos e
destas com projetos modernos e contemporâneos. Uma construção
preliminar de “séries tipológicas” das obras do escritório, agrupadas
cronologicamente em torno de “estruturas formais comuns”, levou
à problematização central da pesquisa: como essas estruturas
tipológicas dialogam com soluções modernas e contemporâneas,
acatando-as, transformando-as ou até destruindo-as? Para
responder a essas questões, foram desenvolvidos procedimentos
de pesquisa bibliográfica, documental e análise que, de modo
não linear, buscaram confrontar narrativas dos “arquitetos” e da
“crítica” sobre o tema, bem como narrativas das próprias “obras”,
mais especificamente, sobre a arquitetura residencial unifamiliar.
Em cada uma das “séries” identificadas, buscou-se reconhecer
semelhanças tipológicas entre as casas do Una e casas paulistas
modernas e contemporâneas. Tramando relações - para “dentro”,
para “trás” e para os “lados” -, uma trama-outra, mais complexa,
foi construída, em que passado e presente se sobrepõem em
contínuas reinterpretações e transgressões. Sem a pretensão de
chegar a uma abordagem totalizadora e definitiva, que reduza
o entendimento do objeto de estudo e do processo projetual em
que se insere, a pesquisa amplia as reflexões sobre a produção do
Una e, por amostragem, sobre a produção da própria arquitetura
contemporânea brasileira, o que justifica o estudo proposto.
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