Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRamson, Bianca Pagel
dc.date.accessioned2021-06-14T11:05:52Z
dc.date.available2021-06-14T11:05:52Z
dc.date.issued2020-10-28
dc.identifier.citationRAMSON, Bianca Pagel. Percepção sobre o estilo de vida de escolares com Transtorno do Espectro Autista da cidade de Pelotas/RS.2020. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7673
dc.description.abstractIntroduction: Children and young people with Autism Spectrum Disorder increasingly coming to regular schools. Objective: To describe the lifestyle of children and adolescents with ASD in the city of Pelotas / RS. Method: This study consists of an epidemiological cross-sectional study. The selection of the sample was carried out in an intentional non-probabilistic manner, consisting of classes with T from the city of Pelotas / RS. The data collection instrument used in this study was a questionnaire answered by parents or guardians of children and adolescents with ASD. The questionnaire is based on other existing instruments, already validated and used in several other studies, which assess lifestyle. Results: The main proven results that children and adolescents are diagnosed mostly with a mild level of disorder, diagnosed in the first years of life. Have a sedentary lifestyle and passive activities without leisure, with difficulties to perform activities of daily living, and almost half of the sample has no problems with sleep quality, but has high literacy levels and anthropometric levels of overweight and obesity in boys. Conclusion: Parents' perception of the lifestyle of children and adolescents with ASD is that their children has a greater articipation in regular schools, and as a consequence, better levels of literacy, however, with a sedentary life and difficulties in activities of daily living . It is necessary to increase the participation of these individuals in physical education classes and to improve levels of physical activity.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEstilo de vidapt_BR
dc.subjectEscolarespt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectLifestylept_BR
dc.subjectSchoolchildrenpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.titlePercepção dos pais sobre o estilo de vida de escolares com Transtorno do Espectro Autista da cidade de Pelotas/RSpt_BR
dc.title.alternativePerception of the lifestyle of students of Autistic Spectrum Disorder in the city of Pelotas / RSpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0418752237918515pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0583626591829141pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista cada vez mais tem chegado às escolas regulares. Objetivo: Descrever o estilo de vida de crianças e adolescentes com TEA da cidade de Pelotas/RS. Método: Este estudo caracteriza-se como estudo epidemiológico transversal. A seleção da amostra foi realizada de forma não probabilística intencional, composta por escolares com TEA da cidade de Pelotas/RS. O instrumento de coleta de dados utilizado neste estudo foi um questionário respondido elos pais ou responsáveis das crianças e adolescentes com TEA. O questionário baseouse em outros instrumentos existentes, já validados e empregados em diversos outros estudos, que avaliou estilo de vida. Resultados: Os principais resultados indicam que as crianças e adolescentes são diagnosticas nos primeiros anos de vida e em sua maioria com nível leve do transtorno. Possuem um estilo de vida inativo e sedentário e com atividades passivas no lazer, com dificuldades de realização nas atividades de vida diária, e quase metade da amostra não apresenta problemas na qualidade do sono, mas apresentam altos níveis de alfabetização e níveis antropométricos de sobrepeso e obesidade nos meninos. Conclusão: A percepção dos pais sobre o estilo de vida de crianças e adolescentes com TEA é de que os filhos tem uma maior participação nas escolas regulares, e como consequência melhores níveis de alfabetização, entretanto com uma vida sedentária e dificuldades nas atividades de vida diária. Ë necessário aumentar a participação efetiva destes indivíduos nas aulas de educação física a fim de melhorar os níveis de atividade física.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Alexandre Carriconde


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem