dc.creator | Costa, Alexandre Gomes da | |
dc.date.accessioned | 2021-06-18T22:09:03Z | |
dc.date.available | 2021-06-18T22:09:03Z | |
dc.date.issued | 2021-03-08 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Alexandre Gomes da. Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados e Learning Analytics para Predição de Evasão de Alunos nos Cursos de Ciência da Computação e Engenharias da UFPel. Orientador: Julio Carlos Balzano de Mattos. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7716 | |
dc.description.abstract | Educational Management Systems store a large amount of data from interaction of not only students and professors but also of students and the educational environment. Analyze and find patterns manually from a huge amount of data is hard, so Educational Data Mining (EDM) is widely used. This work presents a model that can predict the student’s risk of dropout using data from the first three semesters attended by Computer Science (N=1516) and Engineering (N=6351) Undergraduate students from UFPel. Both data sets used the same attributes, which was a total of 22 attributes
between socio-economic and academic. This work uses the CRISP-DM methodology e data from UFPel Management System (called Cobalto). The results are shown for five algorithms. For Computer Science, the Logistic Regression algorithm a precision of 91.24% and a Recall of 92.17% is presented. For Engineering, the Random Forest algorithm a precision of 83.40% and a Recall of 79.48% is presented. For both data bases (Computer Science and Engineering), the results indicate that it is possible to use a prediction model using only the data from the first three semesters of the course. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Mineração de dados educacionais | pt_BR |
dc.subject | Learning analytics | pt_BR |
dc.subject | Técnicas de predição | pt_BR |
dc.subject | Descoberta de conhecimento em base de dados | pt_BR |
dc.subject | Educational data mining | pt_BR |
dc.subject | Prediction techniques | pt_BR |
dc.subject | Knowledge-discovery in databases | pt_BR |
dc.title | Aplicação de técnicas de mineração de dados e Learning Analytics para predição de evasão de alunos nos cursos de Ciência da Computação e Engenharias da UFPel | pt_BR |
dc.title.alternative | Application of Data Mining Techniques and Learning Analytics for Computer Science and Engineering Students Dropout Prediction at UFPel | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6951360378134668 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5546692436888264 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Primo, Tiago Thompsen | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5641514282351546 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os sistemas de gestão para educação armazenam uma grande quantidade de dados oriundos de diversas modalidades de interação entre alunos e professores, mas também entre os alunos e o ambiente educacional. Analisar e encontrar padrões nesta quantidade de dados manualmente é inviável, por isso a utilização de Mineração de Dados Educacionais (MDE) é largamente utilizada. Este trabalho apresenta modelos de predição de alunos em risco de evasão usando apenas os dados dos
três primeiros semestres cursados pelos alunos (N=1514) no curso de Ciência da Computação e alunos (N=6351) de doze cursos de Engenharia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ambos conjuntos de dados utilizaram os mesmos atributos, que foi no total de 22 atributos entre socio-econômicos e acadêmicos. Neste trabalho é utilizada a metodologia CRISP-DM e os dados extraídos no sistema acadêmico da UFPel (Cobalto). Foram selecionados Para as duas bases de dados
(Ciência da Computação e Engenharias) são apresentados resultados para cinco algoritmos de predição. Para o curso de Ciência da Computação, o melhor resultado foi com o modelo de Regressão Logística que obteve um precisão de 90,16% e uma revocação de 90,34%. Já para os doze cursos de Engenharia, o resultado obtido para o modelo de Floresta Aleatória foi de uma precisão de 83,40% e uma revocação de 79,48%. Em ambas as bases de dados os resultados indicam que é possível criar um modelo de predição utilizando apenas os dados dos três primeiros semestres. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Tecnológico | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mattos, Júlio Carlos Balzano de | |