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dc.creatorCosta, Alexandre Gomes da
dc.date.accessioned2021-06-18T22:09:03Z
dc.date.available2021-06-18T22:09:03Z
dc.date.issued2021-03-08
dc.identifier.citationCOSTA, Alexandre Gomes da. Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados e Learning Analytics para Predição de Evasão de Alunos nos Cursos de Ciência da Computação e Engenharias da UFPel. Orientador: Julio Carlos Balzano de Mattos. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7716
dc.description.abstractEducational Management Systems store a large amount of data from interaction of not only students and professors but also of students and the educational environment. Analyze and find patterns manually from a huge amount of data is hard, so Educational Data Mining (EDM) is widely used. This work presents a model that can predict the student’s risk of dropout using data from the first three semesters attended by Computer Science (N=1516) and Engineering (N=6351) Undergraduate students from UFPel. Both data sets used the same attributes, which was a total of 22 attributes between socio-economic and academic. This work uses the CRISP-DM methodology e data from UFPel Management System (called Cobalto). The results are shown for five algorithms. For Computer Science, the Logistic Regression algorithm a precision of 91.24% and a Recall of 92.17% is presented. For Engineering, the Random Forest algorithm a precision of 83.40% and a Recall of 79.48% is presented. For both data bases (Computer Science and Engineering), the results indicate that it is possible to use a prediction model using only the data from the first three semesters of the course.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectMineração de dados educacionaispt_BR
dc.subjectLearning analyticspt_BR
dc.subjectTécnicas de prediçãopt_BR
dc.subjectDescoberta de conhecimento em base de dadospt_BR
dc.subjectEducational data miningpt_BR
dc.subjectPrediction techniquespt_BR
dc.subjectKnowledge-discovery in databasespt_BR
dc.titleAplicação de técnicas de mineração de dados e Learning Analytics para predição de evasão de alunos nos cursos de Ciência da Computação e Engenharias da UFPelpt_BR
dc.title.alternativeApplication of Data Mining Techniques and Learning Analytics for Computer Science and Engineering Students Dropout Prediction at UFPelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6951360378134668pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5546692436888264pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Primo, Tiago Thompsen
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5641514282351546pt_BR
dc.description.resumoOs sistemas de gestão para educação armazenam uma grande quantidade de dados oriundos de diversas modalidades de interação entre alunos e professores, mas também entre os alunos e o ambiente educacional. Analisar e encontrar padrões nesta quantidade de dados manualmente é inviável, por isso a utilização de Mineração de Dados Educacionais (MDE) é largamente utilizada. Este trabalho apresenta modelos de predição de alunos em risco de evasão usando apenas os dados dos três primeiros semestres cursados pelos alunos (N=1514) no curso de Ciência da Computação e alunos (N=6351) de doze cursos de Engenharia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ambos conjuntos de dados utilizaram os mesmos atributos, que foi no total de 22 atributos entre socio-econômicos e acadêmicos. Neste trabalho é utilizada a metodologia CRISP-DM e os dados extraídos no sistema acadêmico da UFPel (Cobalto). Foram selecionados Para as duas bases de dados (Ciência da Computação e Engenharias) são apresentados resultados para cinco algoritmos de predição. Para o curso de Ciência da Computação, o melhor resultado foi com o modelo de Regressão Logística que obteve um precisão de 90,16% e uma revocação de 90,34%. Já para os doze cursos de Engenharia, o resultado obtido para o modelo de Floresta Aleatória foi de uma precisão de 83,40% e uma revocação de 79,48%. Em ambas as bases de dados os resultados indicam que é possível criar um modelo de predição utilizando apenas os dados dos três primeiros semestres.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Tecnológicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Mattos, Júlio Carlos Balzano de


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