dc.creator | Ramos, Karine Pestana | |
dc.date.accessioned | 2021-06-18T22:16:02Z | |
dc.date.available | 2021-06-18T22:16:02Z | |
dc.date.issued | 2021-04-08 | |
dc.identifier.citation | RAMOS, Karine Pestana. Utilizando um classificador de sentimento baseado em léxico em negociações de jogos de RPG para fazer predições no contexto de recursos naturais. Orientador: Marilton Sanchotene de Aguiar. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7718 | |
dc.description.abstract | The management of natural resources focuses specifically on the scientific and technical understanding of these resources, their ecology, and the ability to support these resources’ lives. In this context, simulation appears as a mechanism that reproduces natural systems using computer tools to predict future consequences, to assist in decision making. Role-playing games are a type of game in which players interpret characters created within an environment, which organizes the players’ actions, determining the limits of what they can do or not. In the scope of water resources, RPG helps understand the problem and how each player thinks, analyzes, and observes the same from his perspective and thus elaborates the strategies he deems relevant to his role and the game. We developed this dissertation in the context of a project financed by CAPES and ANA, where an RPG game is under development for the participatory management of water resources. The analysis of
feelings refers to natural language processing to systematically identify affective states and subjective information to create structured knowledge that a support system or decision-maker can use. We did not found studies that use techniques for analyzing feelings to add subjective attributes to predict behavior in games, in this case, to indicate pollution levels. The general objective of this dissertation is to construct models for the prediction of pollution levels with the use of subjective attributes through
the integration of sentiment analysis techniques for the classification of transactions carried out by players. We created models using the theories of emotions proposed by Paul Ekman and Robert Plutchik. Through the evaluation metrics used, the built models show promising results. Throughout the RPG match, the models can predict the pollution levels considering the negotiation dialogues at the end of each round. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Computação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado de máquina | pt_BR |
dc.subject | Análise de sentimentos | pt_BR |
dc.subject | Jogos de papéis | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento de recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject | Machine learning | pt_BR |
dc.subject | Sentiment analysis | pt_BR |
dc.subject | Role-playing games | pt_BR |
dc.subject | Water resource management | pt_BR |
dc.title | Utilizando um classificador de sentimento baseado em léxico em negociações de jogos de RPG para fazer predições no contexto de recursos naturais | pt_BR |
dc.title.alternative | Using a Lexicon-Based Sentiment Classifier in RPG Game Negotiations to Make Predictions in the Context of Natural Resources | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3021692814462705 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3499616508280892 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Freitas, Larissa Astrogildo de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3941460073542194 | pt_BR |
dc.description.resumo | O gerenciamento de recursos naturais concentra-se especificamente no entendimento científico e técnico destes recursos, sua ecologia e na capacidade de suporte à vida destes recursos. Nesse contexto, a simulação aparece como um mecanismo que reproduz sistemas reais usando ferramentas de computação como apoio à previsão de consequências futuras, auxiliando na tomada de decisões. Jogos de papéis são um tipo de jogo em que os jogadores interpretam personagens criados dentro de
um ambiente, que organiza as ações dos jogadores, determinando os limites do que pode ou não ser feito. No âmbito dos recursos hídricos, o RPG auxilia no processo de entendimento do problema e como cada jogador pensa/analisa/observa o mesmo sob a sua perspectiva e assim elabora as estratégias que julga pertinente ao seu papel e ao jogo como um todo. Esta dissertação está inserida no contexto de um projeto financiado pela CAPES e ANA, onde um jogo de RPG está em desenvolvimento para a gestão participativa dos recursos hídricos. A análise de sentimentos refere-se ao uso de processamento de língua natural para identificar sistematicamente estados afetivos e informações subjetivas, a fim de criar conhecimento estruturado que possa ser utilizado por um sistema de apoio ou tomador de decisão. Constatou-se a inexistência de trabalhos que utilizam técnicas para análise de sentimentos para a adição de atributos subjetivos para predição de comportamentos em jogos, no caso para a predição dos níveis de poluição. O objetivo geral desta dissertação é a construção de modelos de predição dos níveis de poluição com o uso de atributos subjetivos, através da integração de técnicas de análise de sentimento para a classificação das transações realizadas pelos jogadores. Os modelos foram gerados utilizando-se das teorias das emoções propostas por Paul Ekman e Robert Plutchik. Através das métricas de avaliação utilizadas os modelos construídos demonstram bons resultados, permitindo que ao longo da partida do RPG, considerando os diálogos
das negociações, os modelos possam predizer os níveis de poluição, visto que, as transações somente são concluídas ao fim de cada rodada. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Tecnológico | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Aguiar, Marilton Sanchotene de | |