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dc.creatorSouza, Catiúcia Almeida de
dc.date.accessioned2021-06-21T10:33:16Z
dc.date.available2021-06-21T10:33:16Z
dc.date.issued2020-10-30
dc.identifier.citationSOUZA, Catiúcia Almeida de. Gênero e Educação Física em Escolas Federais de Ensino Médio da cidade de Pelotas-RS. Orientador: Prof. Dr. Giovanni Felipe Ernst Frizzo. 2020. 70f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7735
dc.description.abstractEl presente estudio tuvo el objetivo de analizar cómo se expresan las desigualdades de género en las clases de Educación Física de las Escuelas de Enseñanza Media de la ciudad de Pelotas-RS. Se justifica la elección del tema en función de la necesidad de ampliar la discusión acerca de las cuestiones de género dentro del ambiente escolar, de modo que todos los sujetos que pertenecen a ese ambiente sean vistos como iguales y que el combate a las opresiones sea prioridad dentro de la escuela, principalmente en las clases de educación física. La investigación fue realizada en Escuelas Federales de la ciudad de Pelotas-RS, teniendo como sujetos participantes los coordinadores de la educación física y los profesores responsables de la asignatura de Educación Física. El abordaje fue cualitativo y el procedimiento metodológico utilizado de carácter exploratorio/descriptivo, teniendo la entrevista semiestructurada como instrumento de recolección de datos. Por fin, se hizo el análisis de modo que los datos recolectados fueran destacados y organizados por puntos relevantes y ejes que necesitan ser considerados. Se puede concluir que la sociedad contemporánea, a pesar de todos los logros alcanzados hasta la fecha, sigue demostrando características de su base patriarcal, siendo extremadamente opresiva y discriminatoria con las mujeres. Desde una edad temprana, las niñas y los niños sufren el proceso de creación de identidad. Esto se debe a que buscan constantemente la alineación con los modelos considerados "normales" por la sociedad, lo que refuerza y castiga lo diferente de lo que se espera para cada género.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectGéneropt_BR
dc.subjectEducación físicapt_BR
dc.titleGênero e educação física em escolas federais de ensino médio da cidade de Pelotas-RSpt_BR
dc.title.alternativeGénero y Educación Física en Escuelas Federales de Enseñanza Media de la ciudad de Pelotas-RS.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2344138672288053pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar como se expressam as desigualdades de gênero nas aulas de Educação Física das Escolas de Ensino Médio da cidade de Pelotas-RS. Justifica-se a escolha do tema em função da necessidade de ampliar a discussão acerca das questões de gênero dentro do ambiente escolar, de modo que todos os sujeitos que pertencem a esse ambiente sejam igualmente vistos e que o combate às opressões seja prioridade dentro da escola, principalmente nas aulas de educação física. A pesquisa foi realizada em Escolas Federais da cidade de PelotasRS, tendo como ujeitos participantes os coordenadores da educação física e professores responsáveis pela disciplina de Educação Física. A abordagem foi qualitativa e o procedimento metodológico utilizado foi de cunho exploratório/descritivo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Por fim, a análise foi feita de forma que os dados coletados fossem destacados e organizados por pontos relevantes e eixos que precisam ser considerados. Pode-se concluir que a sociedade contemporânea, apesar de todas as conquistas até o momento, ainda demonstra características da sua base patriarcal, sendo extremamente opressora e discriminatória com as mulheres. Desde muito cedo, meninas e meninos sofrem com o processo de construção de identidade. Isso porque eles estão constantemente em busca de alinhamento com os modelos tidos como “normais” pela sociedade, que reforça e pune o diferente do que é esperado para cada gênero.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Frizzo, Giovanni Felipe Ernst


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