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A trajetória de estudantes negros e negras ingressantes por cotas étnico-raciais dos cursos de Graduação em Educação Física da UFPel
dc.creator | Silva, José Alberto Coutinho da | |
dc.date.accessioned | 2021-06-26T00:52:47Z | |
dc.date.available | 2021-06-26T00:52:47Z | |
dc.date.issued | 2020-07-27 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Coutinho Alberto José. A trajetória de estudantes negros e negras ingressantes por cotas étnico- aciais dos cursos de Graduação em Educação Física da UFPel. Orientador: Giovanni F. Ernst Frizzo. 2019. 46 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7790 | |
dc.description.abstract | The present study is presented as a master's Dissertation to the Graduate Program in Physical Education at the Federal University of Pelotas (ESEF / UFPel), within the line of research Pedagogical Practice and Professional Training. It is dedicated to understanding the trajectory of undergraduate students in physical education, black men and women, entering ethnic-racial quotas, how they perceive the construction of their identities and how they experience racism in their lives. In which it aims to understand how these tudents are experiencing their processes of social identification and their trajectories in undergraduate Physical Education (PE). In addition, it seeks to learn how these identification processes may have been influenced by affirmative action public policies; The affirmative action policy that will be analyzed here is Law No. 12,711 / 12.contextualizing affirmative action policies, in particular, within the scope of the Higher School of Physical Education at the Federal University of Pelotas (ESEF / UFPel). Through the analysis of statistical data from reality, from the moment the University began to receive ethnic-racial quota students. Our study sought to relate the data presented by the main research platforms and demographic census in Brazil (IBGE, IPEA, FBSP, IFES) and also news and studies that problematize this reality data related to the conducting theme of our study, race relations. The methodology of our study is based on historical dialectical materialism, or, in other words, on Marxist dialectics. This method is based on instrumentalizing the knowledge of reality, in this case, the reality of black men and women. Physical Education (EF) has historically had in its practice strong political relations interests and all with a certain ideological bias; to cite what happened in its emergence, when it looked for ways of “whitening” in its pedagogical practices registered throughout its performance, in Brazilian education. With elitist practices in education, EF for many years carried the responsibility for concepts of eugenics and hygiene that were widely disseminated in the 1930s and 1940s in schools in Brazil. In this sense, EF ends up following the same antagonisms of education as a whole, since it follows the organization of power that aims to discipline the worker for the objectives of the work process and capital appreciation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Race | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Affirmative actions | pt_BR |
dc.title | A trajetória de estudantes negros e negras ingressantes por cotas étnico-raciais dos cursos de Graduação em Educação Física da UFPel | pt_BR |
dc.title.alternative | The trajectory of black and black students entering ethnic-racial quotas in the undergraduate courses in Physical Education at UFPel. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2709484819042518 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2344138672288053 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo é apresentado como Dissertação de Mestrado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel), enquadrando-se na linha de pesquisa Prática Pedagógica e Forma- ção Profissional. Dedica-se à compreensão da trajetória de estudantes de Gradua- ção em Educação Física, negros e negras, ingressantes por cotas étnico-raciais, investigando como esses percebem a construção de suas identidades e como experienciam o racismo m suas vidas. Visa entender como tais estudantes estão vivenciando seus processos de identificação social e suas trajetórias na graduação. Além disso, busca-se apreender-se como esses processos de identificação podem ter sido influenciados por políticas públicas de ações afirmativas. A política de ação afirmativa que aqui será analisada é a Lei nº 12.711/12, contextualizando-as , em particular, no âmbito da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel), através de nálise de dados estatísticos da realidade, desde o momento em que a Universidade começou a receber estudantes cotistas étnicosraciais. O nosso estudo procurou relacionar os dados apresentados pelas rincipais plataformas de pesquisas e censo demográficos do Brasil (IBGE, IPEA, FBSP, IFES) e também notícias e pesquisas que problematizem esses dados da realidade relacionadas ao tema ondutor deste trabalho: as relações raciais. Dessa forma, a metodologia de nosso estudo se fundamenta no materialismo histórico dialético ou, em outras palavras, na dialética marxista. Esse método baseia-se em instrumentalizar o conhecimento da realidade, no caso, a realidade dos negros e negras. A Educação Física (EF) historicamente teve em sua prática fortes interesses de relações políticas e todas com certo viés ideológico; a citar o que ocorreu em seu surgimento, quando buscava formas de mbranquecimento” nas suas práticas pedagógicas registradas ao longo de sua atuação, na educação brasileira. Com as ráticas elitistas na educação, a EF, por longos anos, carregou a responsabilidade de concepções de eugenia e higiene que foram largamente disseminadas nas décadas de 30 e 40 nas escolas do Brasil. Nesse sentido, a Educação Física acaba por seguir os mesmos antagonismos da educação como um todo, já que segue a organização do poder que visa disciplinar o trabalhador para os objetivos do processo de trabalho e valorização do capital. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Frizzo, Giovanni Felipe Ernst |
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PPGEF: Dissertações e Teses [348]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.