Mostrar el registro sencillo del ítem
Efeitos das concepções de capacidade na aprendizagem motora em uma condição autocontrolada de feedback
dc.creator | Valério, Matheus Maron | |
dc.date.accessioned | 2021-06-26T00:55:53Z | |
dc.date.available | 2021-06-26T00:55:53Z | |
dc.date.issued | 2020-10-26 | |
dc.identifier.citation | VALÉRIO, Matheus Maron. Efeitos das concepções de capacidade na aprendizagem motora em uma condição autocontrolada de feedback. 2020. 106 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7792 | |
dc.description.abstract | The aim of the present study was to investigate the effects of instruction of ability conceptions on motor learning in a self-controlled feedback condition. Forty-five participants distributed in three experimental groups according to the instructions of ability conceptions: Malleable conceptions with self-control feedback (MCS), Entity conceptions with self-control feedback (FCS) and Self-control feedback (CS). The task was to putt the golf in order to hit the center of the target, using a siding in order to inhibit the target's visualization. All participants performed a Pre-test of 10 trials and, subsequently, 60 of trials in the Acquisition Phase, being able to request feedback in the form of knowledge of results (KR) after each trial. The participants of the MCS and FCS received instructions were designed to induce entity or incremental ability conceptions before the 1st trial and after the 20th and 40th, respectively. After 24h, retention and transfer tests were performed, which consisted of 10 trials each, without KR supply and instruction of ability conceptions. Selfefficacy, intrinsic motivation and preference for KR questionnaires were applied at different times in the study. The results revealed no difference between the groups at any stage of the study. In relation to the KR request, the participants of all groups behaved in a similar way, decreasing the request for KR as the practice progressed, and, in most cases, they favorite the request for KR after their best trials. Self-efficacy and intrinsic motivation measures also do not separate differences between groups at different stages of the study. We concluded that the conceptions of ability do not affect motor learning in self-controlled feedback conditions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Autocontrole | pt_BR |
dc.subject | Concepção fixa | pt_BR |
dc.subject | Concepção maleável | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento de resultados | pt_BR |
dc.subject | Habilidades motoras | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Self-control | pt_BR |
dc.subject | Entity conceptions | pt_BR |
dc.subject | Incremental conceptions | pt_BR |
dc.subject | Knowledge of results | pt_BR |
dc.subject | Motor skills | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.title | Efeitos das concepções de capacidade na aprendizagem motora em uma condição autocontrolada de feedback | pt_BR |
dc.title.alternative | Effects of ability conceptions on motor learning in a self-controlled feedback condition. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3494540843992408 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2036471977494922 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de instruções de concepções de capacidade na aprendizagem motora em uma condição autocontrolada de feedback. Quarenta e cinco participantes foram distribuídos em três grupos experimentais de acordo com as instruções de concepções de capacidade: Concepções maleáveis com autocontrole de feedback (CMA), Concepções fixas com autocontrole de feedback (CFA) e Autocontrole de feedback (CA). A tarefa foi realizar o putt do golfe com o objetivo de acertar o centro do alvo, sendo utilizado um tapume de forma a inibir a visualização do alvo. Todos participantes realizaram um Pré-teste de 10 tentativas e, posteriormente, 60 tentativas na Fase de aquisição, podendo solicitar feedback na forma de conhecimento de resultados (CR) após cada tentativa. Os participantes do CMA e CFA receberam instruções de concepções maleáveis e fixas antes da 1ª tentativa e após a 20ª e 40ª tentativas, respectivamente. Após 24h, foram realizados os testes de retenção e transferência que consistiram em 10 tentativas cada, sem fornecimento de CR e instruções de concepções de capacidade. Questionários de autoeficácia, motivação intrínseca e preferência por CR foram aplicados em diferentes momentos do estudo. Os resultados não revelaram diferença entre os grupos em nenhuma fase do estudo. Em relação a solicitação de CR, os participantes de todos os grupos comportaram se de forma semelhante, diminuindo a solicitação de CR com o avanço da prática, bem como, em sua maioria, apontaram preferência pela solicitação de CR após suas melhores tentativas. As medidas de autoeficácia e motivação intrínseca também não apresentaram diferenças entre os grupos nas diferentes fases do9 estudo. Os resultados permitem concluir que as concepções de capacidade não afetam a aprendizagem motora em condições autocontroladas de feedback. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Drews, Ricardo |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEF: Dissertações e Teses [351]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.