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dc.creatorValério, Matheus Maron
dc.date.accessioned2021-06-26T00:55:53Z
dc.date.available2021-06-26T00:55:53Z
dc.date.issued2020-10-26
dc.identifier.citationVALÉRIO, Matheus Maron. Efeitos das concepções de capacidade na aprendizagem motora em uma condição autocontrolada de feedback. 2020. 106 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7792
dc.description.abstractThe aim of the present study was to investigate the effects of instruction of ability conceptions on motor learning in a self-controlled feedback condition. Forty-five participants distributed in three experimental groups according to the instructions of ability conceptions: Malleable conceptions with self-control feedback (MCS), Entity conceptions with self-control feedback (FCS) and Self-control feedback (CS). The task was to putt the golf in order to hit the center of the target, using a siding in order to inhibit the target's visualization. All participants performed a Pre-test of 10 trials and, subsequently, 60 of trials in the Acquisition Phase, being able to request feedback in the form of knowledge of results (KR) after each trial. The participants of the MCS and FCS received instructions were designed to induce entity or incremental ability conceptions before the 1st trial and after the 20th and 40th, respectively. After 24h, retention and transfer tests were performed, which consisted of 10 trials each, without KR supply and instruction of ability conceptions. Selfefficacy, intrinsic motivation and preference for KR questionnaires were applied at different times in the study. The results revealed no difference between the groups at any stage of the study. In relation to the KR request, the participants of all groups behaved in a similar way, decreasing the request for KR as the practice progressed, and, in most cases, they favorite the request for KR after their best trials. Self-efficacy and intrinsic motivation measures also do not separate differences between groups at different stages of the study. We concluded that the conceptions of ability do not affect motor learning in self-controlled feedback conditions.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAutocontrolept_BR
dc.subjectConcepção fixapt_BR
dc.subjectConcepção maleávelpt_BR
dc.subjectConhecimento de resultadospt_BR
dc.subjectHabilidades motoraspt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectSelf-controlpt_BR
dc.subjectEntity conceptionspt_BR
dc.subjectIncremental conceptionspt_BR
dc.subjectKnowledge of resultspt_BR
dc.subjectMotor skillspt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.titleEfeitos das concepções de capacidade na aprendizagem motora em uma condição autocontrolada de feedbackpt_BR
dc.title.alternativeEffects of ability conceptions on motor learning in a self-controlled feedback condition.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3494540843992408pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de instruções de concepções de capacidade na aprendizagem motora em uma condição autocontrolada de feedback. Quarenta e cinco participantes foram distribuídos em três grupos experimentais de acordo com as instruções de concepções de capacidade: Concepções maleáveis com autocontrole de feedback (CMA), Concepções fixas com autocontrole de feedback (CFA) e Autocontrole de feedback (CA). A tarefa foi realizar o putt do golfe com o objetivo de acertar o centro do alvo, sendo utilizado um tapume de forma a inibir a visualização do alvo. Todos participantes realizaram um Pré-teste de 10 tentativas e, posteriormente, 60 tentativas na Fase de aquisição, podendo solicitar feedback na forma de conhecimento de resultados (CR) após cada tentativa. Os participantes do CMA e CFA receberam instruções de concepções maleáveis e fixas antes da 1ª tentativa e após a 20ª e 40ª tentativas, respectivamente. Após 24h, foram realizados os testes de retenção e transferência que consistiram em 10 tentativas cada, sem fornecimento de CR e instruções de concepções de capacidade. Questionários de autoeficácia, motivação intrínseca e preferência por CR foram aplicados em diferentes momentos do estudo. Os resultados não revelaram diferença entre os grupos em nenhuma fase do estudo. Em relação a solicitação de CR, os participantes de todos os grupos comportaram se de forma semelhante, diminuindo a solicitação de CR com o avanço da prática, bem como, em sua maioria, apontaram preferência pela solicitação de CR após suas melhores tentativas. As medidas de autoeficácia e motivação intrínseca também não apresentaram diferenças entre os grupos nas diferentes fases do9 estudo. Os resultados permitem concluir que as concepções de capacidade não afetam a aprendizagem motora em condições autocontroladas de feedback.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Drews, Ricardo


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