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dc.creatorMadruga, Amanda Machado
dc.date.accessioned2021-07-14T13:53:27Z
dc.date.available2021-07-13
dc.date.available2021-07-14T13:53:27Z
dc.date.issued2021-04-05
dc.identifier.citationMADRUGA, Amanda Machado. Curadoria e feminismos: processos de criação em exposições de arte contemporânea. 2021. 156f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7885
dc.description.abstractThe present research belongs to the line of Creation and Poetic Processes of the Daily Life, of the Postgraduate Program in Visual Arts at the Federal University of Pelotas. Its general objective is to understand curatorial processes, considering identity design as a mediating agent, in exhibitions under social themes - such as the feminist movement. Therefore, its specific objectives are to investigate the curatorial environment and feminism in contemporary times in order to present the two pillars of this study, which are: 1. Curatorship; 2. Feminism; and carry out an exhibition project based on the proposed investigations. The theoretical construction in reference is based on authors and authors such as Suely Rolnik (1989; 2017; 2018), Hans Ulrich Obrist (2010) and Cristiana Tejo (2010; 2011) on curation; Heloisa Buarque de Hollanda (2018), Michelle Perrot (2007) and Françoise Vergès (2020) addressing feminisms; Ellen Lupton (2013), Ruben Pater (2020) and Helen Armstrong (2019) when dealing with design. The first part seeks to review the bibliography on curatorship, build a history of the field and establish concepts and relationships relevant to writing. In a second step, it expands the research to feminism where it intends to review the history of the movement and reflect on its current context. In the end, with practice, it aims to connect previous issues with design when designing an exhibition and exploring ways of printing the identity of social movements in curatorial projects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectfeminismopt_BR
dc.subjectDesign de identidadept_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectExposições de artept_BR
dc.subjectCuratorshippt_BR
dc.subjectIdentity designpt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subjectArt exhibitionspt_BR
dc.titleCuradoria e feminismos: processos de criação em exposições de arte contemporâneapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2763335885337009pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9606353077803212pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Accorssi, Aline
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571571217332694pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa pertence à linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas. Possui como objetivo geral compreender processos de curadoria, considerando o design de identidade como agente mediador, em exposições sob temáticas sociais - como o caso do movimento feminista. Sendo assim, tem como objetivos específicos investigar o meio curatorial e o feminismo na contemporaneidade a fim de apresentar os dois pilares deste estudo, quais sejam: 1. Curadoria; 2. Feminismo; e realizar um projeto de exposição a partir das investigações propostas. A construção teórica em referência está baseada em autores e autoras como Suely Rolnik (1989; 2017; 2018), Hans Ulrich Obrist (2010) e Cristiana Tejo (2010; 2011) sobre curadoria; Heloisa Buarque de Hollanda (2018), Michelle Perrot (2007) e Françoise Vergès (2020) abordando feminismos; Ellen Lupton (2013), Ruben Pater (2020) e Helen Armstrong (2019) ao tratar o design. A primeira parte busca revisar a bibliografia referente à curadoria, construir um histórico do campo e estabelecer conceitos e relações pertinentes à escrita. Em um segundo momento, amplia a pesquisa até o feminismo onde pretende revisar a história do movimento e refletir sobre o seu atual contexto. Ao final, com a prática, visa conectar os assuntos anteriores com o design ao projetar uma exposição e explorar os modos de imprimir a identidade dos movimentos sociais em projetos curatoriais.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesMADRUGA, Amanda Machado. Curadoria e feminismos: processos de criação em exposições de arte contemporânea. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Lauer Alves Nunes dos


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