Mostrar el registro sencillo del ítem
Evasão no ensino superior público brasileiro pós-REUNI: um estudo a partir da ESEF-UFPel
dc.creator | Tavares, Francisco José Pereira | |
dc.date.accessioned | 2021-07-17T23:06:47Z | |
dc.date.available | 2021-07-17T23:06:47Z | |
dc.date.issued | 2020-12-10 | |
dc.identifier.citation | TAVARES, Francisco José Pereira. Evasão no ensino superior público brasileiro pós-REUNI: um estudo a partir da ESEF-UFPEL. 2020. 136f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7901 | |
dc.description.abstract | The present study aimed to analyze the phenomenon of dropout in Brazilian public higher education after the implementation of Reuni (2007). The research was a work proposal inserted in the Human Movement, Education and Society concentration area of the Post-Graduate Program in Physical Education at UFPel. The study is characterized as a quali-quanti research. The research products were systematized in two scientific articles. One of the articles deals with evasion in Brazilian public higher education after REUNI. The study is a systematic review, based on the journals indexed in the SciELO and LILACS databases, in the period from 2010 to 2019, using the terms “higher education” and “dropout”. The analysis of the articles was based on five axes: reasons and / or factors for evasion; dropou policy. Among the (17) articles analyzed, evasion is treated from different theoretical and methodological perspectives. The conclusion of the study corroborates the prerogative of evasion in public higher education as a complex, multi-causal phenomenon, little susceptible to universal solutions. The other article, is a case study, which had as empirical corpus students dropping out of undergraduate courses (day and night) at ESEF-UFPel, who entered the years 2010, 2011, 2012 and 2013. The research methodology consisted of a documentary analysis and the application of a questionnaire to dropout students. The survey results pointed to an average dropout rate from the two courses of 48%; 47% for daytime and 49.5% at night. This rate is similar to the average of UFPEL's degree courses (48%), but it is higher than the national average of Physical Education courses (38%). The difficulty of reconciling work and study was the most prevalent factor for dropout among students in the evening course. However, for students dropping out of the day, this factor appears in third place, behind the disappointment with the course and the change in interest. The greater or lesser preponderance of these and other factors identified among students dropping out of the ESEF-UFPel degree, day and night courses, reinforce the assumptions that the strategies used to minimize dropout in Brazilian public higher education should pay attention to singularities of each institution and, if possible, of each course . | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Pós-Reuni | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Dropout of school (evasion) | pt_BR |
dc.subject | Post-Reuni | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.title | Evasão no ensino superior público brasileiro pós-REUNI: um estudo a partir da ESEF-UFPel | pt_BR |
dc.title.alternative | Evasion in Brazilian public higher education post-REUNI: a study from ESEF-UFPEL. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/254954177592156 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6346500488035941 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo geral analisar o fenômeno da evasão no ensino público superior brasileiro após a implantação do Reuni (2007). A pesquisa se constituiu numa proposta de trabalho inserida na área de concentração Movimento Humano, Educação e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPel. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa quali-quanti. Os produtos da pesquisa foram sistematizados em dois artigos científicos. Um dos artigos trata da evasão no ensino público superior brasileiro após o REUNI. O estudo constitui-se em uma revisão sistemática, feita com base nos periódicos indexados nas bases SciELO e LILACS, no período compreendido entre 2010 a 2019, a partir dos termos “ensino superior” e “evasão”. A análise dos artigos deu-se a partir de cinco eixos: motivos e/ou fatores da evasão; índices de evasão; gestão da evasão; perfil socioeconômico e evasão; política de cotas e evasão. Entre os (17) artigos analisados a evasão é tratada a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas. A conclusão do estudo corrobora a prerrogativa da evasão no ensino superior público ser um fenômeno complexo, multicausal, pouco suscetível a soluções universais. O outro artigo, trata-se de um estudo de caso, que teve como corpus empírico estudantes evadidos dos cursos de licenciaturas (diurno e noturno) da ESEF-UFPel, que ingressaram nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013. A metodologia da pesquisa constituiu-se de uma análise documental e da aplicação de um questionário aos estudantes evadidos. Os resultados da pesquisa apontaram para uma taxa média de evasão dos dois cursos de 48%; 47% para o diurno e 49,5% no noturno. Essa taxa é similar a média dos cursos de licenciatura da UFPEL (48%), mas é superior à média nacional dos cursos de Educação Física (38%). A dificuldade de conciliar trabalho e estudo foi o fator de maior preponderância para a evasão, entre os estudantes do curso noturno. Todavia, para os estudantes evadidos do diurno esse fator aparece em terceiro lugar, atrás da decepção com o curso e da mudança de interesse. A preponderância maior ou menor desses e de outros fatores identificados entre os estudantes evadidos dos cursos, diurno e noturno de licenciatura da ESEF-UFPel, reforçam as premissas de que as estratégias utilizadas para minimizar a evasão no ensino superior público brasileiro, devem atentar para as singularidades de cada instituição e, se possível, de cada curso. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rigo, Luiz Carlos |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEF: Dissertações e Teses [348]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.