Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGiusti, João Gilberto Mattos
dc.date.accessioned2021-07-23T22:04:07Z
dc.date.available2021-07-23T22:04:07Z
dc.date.issued2020-07-02
dc.identifier.citationGIUSTI, João Gilberto Mattos. O Teaching Games for Understanding e a escola: desafios e possibilidades. Orientador: Mario Renato de Azevedo Júnior. 2020. 126 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7910
dc.description.abstractConsidering the importance of sport as a content in the Physical Education urriculum in elementary education, continuing education actions that address teaching methodologies for sports initiation present themselves as current and are consistent with the teaching work at school. Following the discussion in the sports teaching area, in the early 1980s, the Teaching Games for Understanding (TGFU) was launched, a teaching model for sport that contemplates the use of the game with different configurations, with the purpose of stimulate the development of ability to play through tactical understanding. In this perspective, the objective of the present study was to analyze the contribution of a continuing education program in modifications on the understanding and pedagogical practice of teaching sports among public school teachers in Pelotas-RS. The present investigation was conducted through a qualitative approach, with research-action as the main method. Teachers from 6th e 7th classes who would develop collective sports in the second semester of 2018 were considered able to participate of the study. The continuing education process involved: theorical activities; delivery ok a book; observation of classes and discussions under responsibility of the main investigator; and meeting for exchange of information. Over one semester, at the same time of the formation activities, several data collections were carried-out: individual interviews; classes observation e recording in order to be used in the memory stimulation technical and interviews with small groups. The data analyses showed that the majority of the teachers modified their classes about sports, as well as they evaluated as very positive the applicability of the TGFU in the physical education classes for the last grades of elementary level in the school. The TGFU enabled the learning of sports technique and tactical by related way, including reflection moments from the students while important strategy of contents approach by critical and participative form.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectTeaching methodologiespt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.titleO Teaching Games for Understanding e a escola: desafios e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeTeaching Games for Understanding and the school: challenges and possibilitiespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3462802473315325pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1365027675870449pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a importância do esporte enquanto conteúdo nos currículos de Educação Física no ensino fundamental, ações de formação continuada que bordem as metodologias de ensino na iniciação esportiva se apresentam como atuais e vão ao encontro do trabalho docente na escola. Na esteira da discussão da área do ensino do esporte, surge no início dos anos 80 e se mantém presente até hoje a proposta do Teaching Games for Understanding (TGFU), um modelo de ensino para o esporte que contempla a utilização do jogo a partir de diferentes configurações, com o propósito de favorecer o desenvolvimento da capacidade de jogo através da compreensão tática. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo foi analisar a contribuição de um programa de formação continuada na modificação da compreensão e prática pedagógica do ensino do esporte entre professores de escolas públicas de PelotasRS. A presente investigação foi onduzida através de uma abordagem qualitativa, tendo como principal método de investigação a pesquisa-ação. Participaram da pesquisa professores responsáveis por turmas de 6o e 7o anos do ensino fundamental e que desenvolveriam no segundo semestre de 2018 conteúdos relacionados aos esportes coletivos. O processo de formação continuada envolveu atividades teóricas (curso), recebimento de material didático (apostila), observação de aulas práticas ministradas pelo pesquisador principal com discussão orientada e encontro para troca de informações. Ao longo de um semestre letivo, em paralelo às atividades de formação, uma série de coletas de dados foram conduzidas: entrevistas individuais semiestruturadas, observações de aula, gravações de aulas para posterior ntrevista com o método de estimulação da recordação e entrevistas em pequenos grupos. A análise dos dados mostrou que a maioria dos docentes participantes modificou suas aulas de ensino do esporte, assim como avaliou positivamente a aplicabilidade do modelo do TGFU no âmbito das aulas de Educação Física para as séries finais do ensino fundamental. O modelo de ensino possibilitou o trato da técnica e da tática as modalidades esportivas de forma articulada, incluindo momentos de reflexão dos alunos sobre seu desenvolvimento enquanto estratégia fundamental para a abordagem dos conteúdos de forma crítica e participativa.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo Júnior, Mário Renato de


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem