Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGonçalves, Nicolás Edgardo Balado
dc.date.accessioned2021-09-24T23:47:45Z
dc.date.available2021-09-24
dc.date.available2021-09-24T23:47:45Z
dc.date.issued2021-03-25
dc.identifier.citationGONÇALVES, Nicolás Edgardo Balado. Fronteiras ao vento: um estudo sobre compositores na fronteira Jaguarão e Rio Branco entre Brasil e Uruguai. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas,2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7996
dc.description.abstractMusic was and still is a topic of great sociological interest. Max Weber(1995) dedicated an entire work to the sociological understanding of making music, Georg Simmel(2003) had music as the subject of his thesis. In the southern half of Rio Grande do Sul(RS) on the border with Uruguay there is a unique scenario of linked musical production, there is a region that is the Pampa. Based on this, this research seeks to investigate the configuration of artistic works, in a procedural character, of a certain group of composers, on a border between Brazil and Uruguay, respectively the municipalities of Jaguarão and Rio Branco. The research problem dialogs with the one already presented: Did the social process configure the artistic work of a certain group of musical composers, in their poetic and rhythmic constructions, who live on the border between Jaguarão e Rio Branco? From this look at these composers, he intends to observe the long diachronic processes that configured this specific frontier and the Pampa gaucho.This figure, by the way, the gaucho, is essential in the process of trying to understand how the trajectories of the interviewied actors and their compositions were configurated. The general object will be try to understand how specific social process result in the artistic construction of musical composers in a specific region, using concepts such as sociogenesis and psychogenesis. Throughout the research, it is a matter of highlighting the composers, their artistic trajectories and the acknowledgments received by them, as well as the relationships they establish in the networks in wich they operate. The scope of their works, and the encodings that permeate them,were treated as importante points to be able to understand their social shape, in the specific region on the analyzed border, but also outside it. From this perspective, the questiono n the composeres was analyzes considering tue Eliasiana lens, thus mobilizing the long processes of configuration and interdependence. The triad. author-work-public, pointed out by Antônio Cândido was also very mobilized, trying to demonstrate the possibilities and limits faced by the group of composers analyzed.These concepts guided the research towards a qualitative analysis path, this was carried outwith support in research techniques such as conducting an interview with semi-structured script and documentary analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCompositorespt_BR
dc.subjectFronteirapt_BR
dc.subjectPampapt_BR
dc.subjectGaúchopt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectComposerspt_BR
dc.subjectBorderpt_BR
dc.subjectAuthor-work-publicpt_BR
dc.titleFronteiras ao vento: um estudo sobre compositores na fronteira Jaguarão e Rio Branco entre Brasil e Uruguai.pt_BR
dc.title.alternativeBorder in the wind: A study on compositors on Jaguarão e Rio Branco border between Brazil and Uruguay.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6465957731633067pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2724610717826588pt_BR
dc.description.resumoA música foi e ainda é tema de grande interesse sociológico. Max Weber(1995) dedicou uma obra inteira à compreensão sociológica do fazer musical, Georg Simmel(2003) teve a música como tema de sua tese. Na metade sul do Rio Grande do Sul (RS) na fronteira com o Uruguai há um cenário singular de produção musical vinculada há uma região que é o Pampa. A partir disso, por meio dessa pesquisa busca-se investigar a configuração dos fazeres artísticos, em caráter processual, de um determinado grupo de compositores, em uma fronteira entre Brasil e Uruguai, respectivamente os municípios de Jaguarão e Rio Branco. O problema de pesquisa dialoga com o já apresentado: Os processos sociais configuraram o fazer artístico de determinado grupo de compositores musicais, em suas construções poéticas e rítmicas, que vivem na fronteira entre Jaguarão e Rio Branco? A partir dessa mirada sobre esses compositores pretende observar os longos processos diacrônicos que configuraram essa fronteira específica e o Pampa gaucho. Esta figura, por sinal, o gaucho faz-se imprescindível no processo de tratar de compreender como se configuraram as trajetórias dos atores entrevistados e as suas composições. O objetivo geral será tratar de compreender como processos sociais específicos resultam na construção artística de compositores musicais em uma região específica, utilizando-me de conceitos como sociogênese e psicogênese. Ao longo da pesquisa trata-se de evidenciar os compositores, suas trajetórias artísticas e os reconhecimentos por eles recebidos, assim como as relações que estabelecem nas redes em que atuam. O alcance de suas obras, e as codificações que as permeiam foram pontos tratados como importantes para ser capaz de compreender seu vulto social, na região específica da fronteira analisada, mas também, fora dela. Sob essa perspectiva a questão dos compositores foi analisada considerando-se a lente Eliasiana mobilizando assim os longos processos de configuração e interdependência. A tríade, autor-obra-público, apontada por Antônio Cândido também foi bastante mobilizada tratando de demonstrar as possibilidades e os limites enfrentados pelo grupo de compositores analisado. Estes conceitos nortearam a pesquisa para um caminho de análise qualitativa, esta foi realizada com suporte em técnicas de pesquisa como realização de entrevista com roteiro semiestruturado e análise documental.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Sociologia e Políticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Barcellos, Sérgio Botton


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem