CINEGRAS: Griôs de audiovisualidades afrocêntricas dos Cinemas Negros no Brasil.
Resumo
A presente pesquisa investiga obras de cineastas negras brasileiras,
olhando suas estéticas, metodologias e formas para viabilizar suas
realizações e distribuições. O atravessamento entre mulher, negra e artista
aponta as cineastas como centrais nesta dissertação, tendo em vista uma
metodologia afrocêntrica e um olhar opositor para encontrá-las, antes
invisibilizadas pela história do Cinema Nacional. O objetivo é somar este
trabalho a outros projetos de narrativas contra-hegemônicas que
movimentos culturais de origem negra desenvolvem, sob influência dos
movimentos negros brasileiros, indo na contramão da estereotipação
dessas pessoas e estimulando o empoderamento de novas artistas através
da representatividade que essas mulheres tem nas histórias dos Cinemas
Negros Brasileiros. O processo teórico-metodológico da pesquisa encontra
referência em autoras como Joice Berth, bell hooks, Ergimino Mucale,
Conceição Evaristo, Grada Kilomba e Janaína Oliveira. Da mesma forma,
estabelece relação com o significado de cura-dor, refletido em minhas
produções como escre(vivências), na busca pelo diálogo com as
produções das artistas referenciais na investigação, contribuindo para o
meu próprio empoderamento enquanto artista e, com a comunidade
acadêmica na discussão sobre representatividade negra na produção em
Arte.
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