Sinalização urbana com base no Wayfinding para o Transporte Público Coletivo: a experiência com pessoas idosas
Resumo
Esta pesquisa desenvolve-se na área ambiente-comportamento e estuda as necessidades funcionais de localização e orientação espacial das pessoas com 60 anos ou mais no espaço público, assim como o grau de interação delas com o ambiente urbano. Este estudo centrase na forma como são conduzidos os projetos de sinalização urbana para transporte público coletivo em abrigos no Brasil: muitas vezes são ponderados somente os critérios técnicos e de custo pelos órgãos públicos, sem considerar as necessidades e percepções dos usuários idosos que utilizam esse espaço e serviço. Possui como objetivo geral analisar como um projeto de sinalização urbana para transporte público coletivo, baseado nos conceitos do wayfinding, pode influenciar na experiência do usuário idoso. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica, pois parte da compreensão e entendimento do modo de como as pessoas vivem no seu cotidiano. A cidade selecionada para o estudo de caso é Pelotas, no Rio Grande do Sul, Brasil. O objeto de pesquisa consiste em um conjunto de abrigos de ônibus situados na rua General Osório, quadra entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e rua Sete de Setembro, no centro da cidade de Pelotas. São empregados os seguintes métodos de coletas de dados: (i) levantamento físico; (ii) entrevistas estruturadas e semi-estruturadas; (iii) Fórum de Políticas e Práticas, e; (iv) observação comportamental. Pretende-se contribuir com a esfera pública no âmbito da mobilidade urbana, visto que é instalado um protótipo de um projeto de sinalização para transporte público coletivo e a partir da interação dos idosos, com ele se desenvolvem as análises desta pesquisa. Nesta pesquisa, identificamos a falta de interesse do idoso em utilizar-se de legendas nos mapas, o que estimula a cultura da pergunta caso haja insegurança na leitura da sinalização. Todavia, o uso do pictograma possui resultados satisfatórios para a leitura de mapas pelo idoso quando assemelha se à elementos do cotidiano. O idoso, enquanto o uso da sinalização, só se localiza quando reconhece as referências do mapa com o espaço público. Almeja-se contribuir com o meio acadêmico, proporcionando material que discorre por assuntos sobre wayfinding, sinalização urbana, mobilidade urbana e principalmente sobre as percepções dos idosos sobre o transporte público coletivo.
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