Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.date.accessioned2022-01-21T21:48:40Z
dc.date.available2022-01-21T21:48:40Z
dc.date.issued2021-09
dc.identifier.citationUNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Pedagógico Institucional (2022-2036) [recurso eletrônico]: metodologia Participativa para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Publicações Oficiais UFPel, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn978-65-84573-01-7
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8152
dc.description.abstractO atual Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFPel data de 1991, com atualização em 2003. A partir dele são definidos os princípios orientadores, a missão e a visão da universidade, que refletem as concepções da comunidade acadêmica. O documento vigente traz itens que, de certa forma não remetem mais ao perfil de formação da UFPel, tais como, por exemplo, a oferta de cursos seqüenciais e cursos profissionalizantes de ensino médio, entre outros. Por outro lado, existem demandas que não estão contempladas, ou mesmo, ainda não pensadas no texto, como o perfil dos técnicos administrativos em educação (TAEs). A necessidade de atualização do PPI justifica-se tendo em vista as mudanças ocorridas na sociedade, desde a última atualização (2003), bem como as transformações evidenciadas na UFPel, tanto em termos de ampliação do número de cursos de graduação e de pós-graduação, matrículas, servidores (docentes e TAEs), ofertas de eventos de extensão, projetos de pesquisa cadastrados, mas, sobretudo, em relação às políticas institucionais de democratização do acesso, que tornou a universidade mais diversa e plural; quanto em termos de atuação e impactos das ações universitárias no cenário local/regional, nacional e internacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.titleProjeto Pedagógico Institucional (2022 - 2036): metodologia participativa para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15210/ISBN9786584573017


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem