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Projeto Pedagógico Institucional (2022 - 2036): metodologia participativa para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Federal de Pelotas
dc.creator | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-21T21:48:40Z | |
dc.date.available | 2022-01-21T21:48:40Z | |
dc.date.issued | 2021-09 | |
dc.identifier.citation | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Pedagógico Institucional (2022-2036) [recurso eletrônico]: metodologia Participativa para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Publicações Oficiais UFPel, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-65-84573-01-7 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8152 | |
dc.description.abstract | O atual Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFPel data de 1991, com atualização em 2003. A partir dele são definidos os princípios orientadores, a missão e a visão da universidade, que refletem as concepções da comunidade acadêmica. O documento vigente traz itens que, de certa forma não remetem mais ao perfil de formação da UFPel, tais como, por exemplo, a oferta de cursos seqüenciais e cursos profissionalizantes de ensino médio, entre outros. Por outro lado, existem demandas que não estão contempladas, ou mesmo, ainda não pensadas no texto, como o perfil dos técnicos administrativos em educação (TAEs). A necessidade de atualização do PPI justifica-se tendo em vista as mudanças ocorridas na sociedade, desde a última atualização (2003), bem como as transformações evidenciadas na UFPel, tanto em termos de ampliação do número de cursos de graduação e de pós-graduação, matrículas, servidores (docentes e TAEs), ofertas de eventos de extensão, projetos de pesquisa cadastrados, mas, sobretudo, em relação às políticas institucionais de democratização do acesso, que tornou a universidade mais diversa e plural; quanto em termos de atuação e impactos das ações universitárias no cenário local/regional, nacional e internacional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.title | Projeto Pedagógico Institucional (2022 - 2036): metodologia participativa para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.type | book | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.15210/ISBN9786584573017 |